CCJ avança na perseguição a Glauber Braga: indignação e resistência nas ruas
Glauber Braga

CCJ avança na perseguição a Glauber Braga: indignação e resistência nas ruas

Deputado do PSOL denuncia manobra política para calar vozes combativas no Congresso; movimentos sociais se organizam contra tentativa de cassação arbitrária.

Foto: TV Câmara

Em mais um grave ataque à liberdade de expressão e à oposição combativa no Congresso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou, na terça-feira (29), por 44 votos a 22, o recurso apresentado por Glauber Braga (PSOL-RJ) contra o processo que pede sua cassação. A decisão escandalosa abre caminho para que o plenário vote – sob pressão das forças do Centrão – a retirada do mandato de um dos poucos parlamentares que enfrentam o sistema.

O motivo alegado? Glauber teria empurrado e chutado um militante do MBL – grupo de extrema direita conhecido por provocar e intimidar parlamentares progressistas – após este ofender sua mãe, então internada com Alzheimer, semanas antes de falecer.

A CCJ, no entanto, se recusou a analisar com seriedade o contexto e a motivação do episódio. O relator Alex Manente (Cidadania-SP) preferiu seguir a cartilha da blindagem institucional, afirmando que a comissão não pode rever o mérito da decisão do Conselho de Ética. Mas o que está em jogo não é apenas um recurso técnico – é a criminalização da luta e o silenciamento de uma voz que vem denunciando as entranhas do poder, como o esquema bilionário do “orçamento secreto”.

Glauber responsabiliza o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pela articulação da sua cassação, numa operação de retaliação política.

Glauber já iniciou uma ofensiva política para barrar esse atentado à democracia: vai percorrer os 26 estados brasileiros nos próximos 60 dias, denunciando o golpe parlamentar e dialogando com a população. Foi esse compromisso que encerrou sua corajosa greve de fome, que durou nove dias — um protesto radical contra a tentativa de cassação.

A votação final, em plenário, deve ocorrer até o fim de junho. Caso a maioria absoluta dos deputados (257 votos) confirme a decisão, Glauber será cassado e ficará inelegível por oito anos.

Movimentos populares, sindicatos, coletivos estudantis e organizações de esquerda já começaram a organizar atos em defesa de Glauber e contra a criminalização da oposição.. Acompanhe as redes do MES-PSOL, do mandato de Glauber e dos movimentos sociais para saber datas e locais dos atos.


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 03 jun 2026

Classe e soberania: o caminho para derrotar Trump

Os novos ataques de Trump contra o Brasil são gravíssimos e abrem um grande espaço para levarmos a luta por soberania como maioria social
Classe e soberania: o caminho para derrotar Trump
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a Revista Retomada!
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas

Autores