Luciana Genro reforça resistência da esquerda na Serra Gaúcha
Deputada do PSOL visita Garibaldi e Carlos Barbosa, fortalece lutas populares e aposta na educação e na cultura como caminhos de transformação social
Foto: Ascom Luciana Genro
A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve nas cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha. A parlamentar foi recebida pelos presidentes municipais do PSOL nas cidades, Vanessa Accadrolli e Matheus Heck, que lhe apresentaram espaços como a União Garibaldense de Estudantes (UGE), o Espaço Coletivo das Artes (ECOA) e o Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa.
São diversas as lutas que os militantes do PSOL travam na região. Em cidades com maioria de direita, resistem através da educação, cultura e sindicalismo. A pauta da inclusão para pessoas com deficiência e autistas também está muito presente, com o militante do PSOL Ari Heck, que é PCD e ativista da causa, Vanessa Accadrolli, mãe atípica, e Eliana Accadrolli, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
“É muito bom conhecer de perto o trabalho feito aqui, nessa região que muitas vezes é vista como dominada pelo bolsonarismo. Os militantes que constroem a esquerda aqui são aguerridos, e estes movimentos de participação popular e trabalho de base são fundamentais para conquistarmos espaço”, afirmou Luciana Genro na visita.
Luciana Genro conheceu o espaço da UGE, um prédio que foi construído por estudantes, mas foi se deteriorando pela falta de interesses dos governos. Agora, Paula Ortmann, vice-presidente do PSOL em Garibaldi, está na gestão da entidade e tem grandes planos para o local, com atividades que envolvem educação popular, inclusão e cultura.
Com a experiência de mais de uma década do Emancipa, ONG de educação popular que Luciana Genro fundou no RS junto com professores, a parlamentar colocou a expertise da organização à disposição para ajudar a UGE a montar um cursinho popular no local.
“É um espaço de resistência e também é um ponto de cultura, que está no Centro da cidade e pode receber muitos projetos”, afirmou Paula. O militante Maurício Reis também falou do trabalho do ECOA, onde são realizadas sessões de filme e eventos de arte e cultura, mais um local de encontro para a esquerda em Garibaldi.
Em Carlos Barbosa, Luciana Genro foi recebida no Sindicato dos Metalúrgicos, que tem atuado fortemente junto aos trabalhadores, em sua maioria da Tramontina. Em seguida, dialogou com os militantes na casa de Ari Heck e sua esposa, Arlete Heck. Representantes dos municipários e trabalhadores da Corsan, que agora enfrentam dificuldades após a privatização, também levaram suas demandas à deputada, que colocou seu mandato à disposição.