Rede Emancipa realiza formação de educadores populares em Natal-RN
Rede Emancipa Natal promove formação para educadores que atuam no movimento social de educação popular
No último sábado (12), a Rede Emancipa promoveu formação para os educadores populares que constroem o movimento social de educação popular na capital do Rio Grande do Norte. A atividade de formação aconteceu na Escola Estadual Winston Churchill, escola pública fundada há quase 60 anos e na qual o cursinho popular do Emancipa funcionará em Natal.
A formação de educadores populares contou aproximadamente com a presença de 30 participantes, das mais dinstintas áreas de formação e de atuação profissional. No primeiro momento da programação, houve um debate ao redor da educação popular e da crise socioambiental, intitulado: “Salvar a educação e o planeta: nosso futuro não está à venda“, com a destacada presença de Flávio Boleiz – professor do Centro de Educação da UFRN, cuja produção intelectual se concentra na educação popular e na pedagogia de Paulo Freire, Moisey Pistrak e Anton Makarenko. Depois, já no segundo momento da formação, debateu-se a “Rede Emancipa: 18 anos educando para liberdade“, apresentando a origem e a atuação do nosso movimento social de educação popular Brasil afora.
A atividade de formação dos educadores populares da Rede Emancipa em Natal também serviu de preparação para aula inaugural do nosso cursinho popular pré-universitário, que acontecerá no dia 26/04 às 9h na E.E. Wiston Churchill (Av. Rio Branco, 500 – Cidade Alta). As inscrições para estudantes seguem abertas e já contam com mais de 130 inscritos. O tema da aula inaugural, escolhido em votação pelos próprios estudantes, será “educação e democracia”, no marco dos 61 anos do golpe militar, da luta por punição para todos os golpistas do 8 de janeiro e também da defesa da escola pública democrática, laica e socialmente referenciada – a partir da qual os interesses das classes populares sejam plenamente atendidos.
Nos próximos dias, a Rede Emancipa intensificará a divulgação do cursinho popular e da aula inaugural nas escolas públicas de Natal.