MPL em solidariedade a Zé Maria!
Nota do Movimento Popular de Luta (MPL) em solidariedade ao companheiro Zé Maria, presidente do PSTU, por sua condenação por denunciar o regime sionista
A Direção do Movimento Popular de Luta (MPL) manifesta sua mais firme solidariedade ao camarada Zé Maria, presidente e fundador do PSTU, diante da condenação proferida pela 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo.
Denunciar o sionismo não é crime. A condenação de Zé Maria, sob a acusação de “racismo”, em razão de um discurso que denunciava os ataques do Estado de Israel ao povo palestino, representa um grave ataque às liberdades democráticas e à luta política. Trata-se de mais um passo na escalada de perseguição contra aqueles e aquelas que se posicionam contra o genocídio e a política de apartheid imposta ao povo palestino.
Não satisfeitos com os massacres promovidos na Palestina — que vitimam sobretudo crianças, mulheres e idosos — e com as ofensivas contra outros povos, os setores alinhados ao sionismo buscam agora criminalizar, também no Brasil, as vozes que denunciam esses crimes. A perseguição a ativistas, lideranças políticas e militantes é parte de uma estratégia mais ampla de silenciamento internacional.
Zé Maria construiu uma trajetória de mais de quatro décadas de luta em defesa da classe trabalhadora. Sempre esteve ao lado dos explorados e oprimidos, contribuindo para a organização e resistência popular, sem jamais renunciar aos seus princípios.
A criminalização de sua fala não atinge apenas um dirigente político, mas todos aqueles que lutam contra a injustiça, o colonialismo e a opressão dos povos. Trata-se de uma tentativa de intimidar a solidariedade internacional e de impor o medo àqueles que denunciam o genocídio em curso.
Reafirmamos que defender uma Palestina livre é parte da luta internacionalista dos trabalhadores e trabalhadoras do mundo inteiro.
Denunciar o sionismo não é crime!
Palestina livre, do rio ao mar!
Toda solidariedade ao camarada Zé Maria!