Começa a valer a Lei que obriga estabelecimentos a divulgarem o Disque-180 em São Paulo

Projeto é de autoria de Sâmia Bomfim quando era vereadora da capital paulista.

Equipe Sâmia Bomfim 11 mar 2020, 16:49

A partir de agora, estabelecimentos como hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas e clubes de São Paulo serão obrigados a afixar placas informativas sobre o Dique-180, central de recebimento de denúncia de violência contra a mulher. A Lei é de autoria de Sâmia Bomfim e foi aprovada ainda em 2017, quando exercia seu mandato na Câmara Municipal. 

O Disque 180 recebe denúncias de violações contra mulheres, orienta vítimas de violência e também faz a disseminação de informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento. 

“Fico feliz em saber que esse projeto foi aprovado. As mulheres precisam de informação e acolhimento e o nosso papel é garantir isso”, afirma a deputada Sâmia Bomfim. 

De acordo com a norma, os estabelecimentos que não afixarem a placa, receberão uma advertência de até 1 salário mínimo de multa a cada mês que o cartaz não estiver exposto. 

Desde a promulgação da Lei, em julho de 2017, diversos estabelecimentos e serviços passaram a divulgar o Disque 180 na cidade. Com o decreto promulgado neste ano, o cumprimento da medida será ainda mais efetivo, pois ele regulamenta a aplicação das penalidades aos estabelecimentos que infringirem a norma e não afixarem as placas informativas.

Fonte: https://samiabomfim.com.br/2020/02/comeca-valer-lei-estabelecimentos-disque-180-sp/


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão