Sâmia e bancada do PSOL entram com ação contra a nomeação do novo diretor da PF

Amigo da família do presidente, Alexandre Ramagem é indicação de Carlos Bolsonaro para bloquear as investigações na PF.

Equipe Sâmia Bomfim 30 abr 2020, 17:15

A deputada Sâmia Bomfim e a bancada do PSOL na Câmara apresentaram na Justiça Federal do Distrito Federal uma ação contra a nomeação de Alexandre Ramagem para o cargo de Diretor-geral da Polícia Federal do Ministério de Justiça e Segurança Pública.

Leia aqui.

Ramagem é delegado da Polícia Federal desde 2005 e amigo da família Bolsonaro. Por esse motivo, ele foi indicado a ocupar o cargo na diretoria do órgão, concretizando, assim, o desejo de Bolsonaro de ter alguém mais próximo na PF.

Após a saída de Sergio Moro, o presidente deixou claro que gostaria de fazer pedidos e solicitar relatórios e informações sigilosas sobre investigações em andamento na PF. “Todo brasileiro sabe que a Polícia Federal faz centenas de investigações por semana, das mais variadas naturezas. É óbvio que Bolsonaro não quer saber sobre a rotina de trabalho da PF, mas sim bloquear investigações que envolvam sua família, sobretudo seus filhos”, afirma Sâmia.

Vale lembrar que Bolsonaro já pediu para interrogar Ronnie Lessa para saber sobre o envolvimento de seu filho Jair Renan Bolsonaro, no inquérito que apura a execução da Vereadora Marielle Franco.

Atitudes como essa afrontam diferentes princípios da administração pública. Além disso, ao nomear Alexandre Ramagem – após exonerar o anterior ocupante do cargo precedido de declarações de que precisava de informações sobre a atuação da PF, Bolsonaro atua com desvio de finalidade e viola o princípio da moralidade administrativa, caracterizando, assim, um ato de improbidade administrativa.

Artigo originalmente publicado no site da deputada Sâmia Bomfm.

TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi