Lutar contra a transfobia é vital na luta anticapitalista

É a “família tradicional” que destrói a população LGBTIQA+.

Joanne Oliveira 4 ago 2020, 18:26

Não somos nós, pessoas LGBTIQA+, que estamos destruindo a “família tradicional brasileira”. É a “família tradicional” que destrói a gente! Só que as nossas vidas não importam. Somos invisíveis!

É carnificina minimizar essa exclusão estrutural no país que mais mata pessoas LGBTIQA+ há mais de uma década e onde a expectativa de vida das pessoas trans é de 35 anos!

E aos que dizem que a pauta identitária não é importante e distrai a luta anticapitalista, é importante entender que a base do capitalismo e do patriarcado é justamente essa “família tradicional” meus amores! Eu lembro vocês do vídeo icônico da Amanda Palha falando sobre o nosso lugar dentro dessa família… Fora dela!

Nossas existências questionam o princípio básico do capitalismo: a criação de mão de obra explorável. Não há nada mais anticapitalista do que ser um corpo dissidente de gênero! Lutar pelas nossas vidas, nossos afetos, direitos, qualidade de vida, dignidade e tudo mais que nos é tirado, é fundamental para realmente mudarmos essa realidade absurda que vivemos.
É triste isso parecer utópico. Muitas vidas esquecidas ainda serão interrompidas. É desolador!

É fundamental se posicionar contra a transfobia, e digo isso para população cisgenera principalmente. Para a gente que é dissidente não tem outra opção, todo dia é uma luta!

Esse dia dos pais vai ser o mais especial para mim! Vou celebrar todos os pais trans e as famílias que desafiam de alguma forma esse modelo colonizador que nos expulsa, mutila e explora. Nossas vidas importam!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão