Pelo ajuste e pelo regime, abraços e pizza em Brasília

O “velho normal” em Brasília: abraços, pizzas e um grande acordão pelo ajuste contra o povo e em defesa dos corruptos de sempre.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 8 out 2020, 19:30

Nas últimas semanas, os círculos de Brasília animaram-se com o retorno ao “velho normal”: após meses de sessões virtuais, a imprensa volta a noticiar a profusão de almoços, jantares, encontros e até pizzadas envolvendo os líderes dos Três Poderes. Bolsonaro tem sido frequentador assíduo destas reuniões, nas quais busca costurar alguma saída temporária para a condução de sua política econômica e costurar as condições de um acordo para enterrar investigações de corrupção que pesam sobre as principais lideranças políticas da burguesia e que ameaçam o círculo familiar presidencial.

O abraço caloroso entre Bolsonaro e Toffoli é a representação da mudança de rota do governo. Depois de um primeiro semestre em que a militância bolsonarista protagonizou manifestações que exigiam um novo AI-5, o fechamento do Congresso e do STF, agora Bolsonaro chuta das posições de destaque no governo e no parlamento até mesmo seus aliados mais ruidosos em busca de uma aproximação com sua nova base no “centrão” e com as velhas lideranças da alta burocracia brasiliense. O prato principal dos encontros é a realização de um ajuste duro e a divisão das responsabilidades para governar, diante da dificuldade da situação. De quebra, enquanto se aprecia a sobremesa, aquele “grande acordo nacional” de que falava o ex-senador Romero Jucá começa a tomar forma.

Após semanas de indefinição sobre o plano para o ajuste, Rodrigo Maia e Paulo Guedes puseram-se de acordo, em reunião recente, sobre o que consideram essencial: impedir que prospere qualquer discussão sobre a “flexibilização” do teto de gastos, elevando-o a norma sacrossanta para garantir a consolidação fiscal e a remuneração dos rentistas brasileiros e transnacionais, que vinham dando sinais claros de que queriam um fim na baderna diária encenada pela escória ministerial e pelas lideranças parlamentares, engolfadas numa luta de facções e camarilhas sobre o sentido e o protagonismo do ajuste estrutural em curso.

Eu terminei com a Lava-Jato”

Após se colocarem de acordo sobre a preservação do teto, acalmando a banca e o rentismo, Bolsonaro anunciou com todas as letras que havia “terminado com a Lava Jato” para alegria das lideranças do “centrão” corrupto e alívio de personagens como Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz e Frederick Wassef, que se encontravam sob pressão crescente do Judiciário. Ao mesmo tempo, em seu périplo em Brasília, Bolsonaro garantiu a aceitação de membros da alta burocracia e da cúpula do Senado à nomeação de Kássio Nunes, desembargador piauiense próximo a Ciro Nogueira, presidente do PP e réu em casos da Lava Jato.

Ficaram no passado as declarações eleitorais de Bolsonaro sobre a prioridade do “combate à corrupção” enquanto Sérgio Moro amarga isolamento e desprestígio – sua esposa fala em mudança para o exterior. As jogadas oportunistas de Moro terminaram quando Bolsonaro, ameaçado pelas investigações contra sua família, demonstrou seu interesse em controlar a Polícia Federal e órgãos de inteligência e controle. Ejetado de um governo a que aderiu coroando sua intervenção política no processo eleitoral de 2018 e sua aproximação com a extrema-direita, o ex-juiz agora assiste ao desmonte das forças-tarefa da Lava Jato, comandado por Augusto Aras, sob aplausos dos partidos do governo, da maior parte da oposição (à direita e à esquerda), “com Supremo e com tudo”. Ao final, resta aos bolsonaristas mais estridentes e golpistas, como Sara Winter, reconhecer em suas patéticas reclamações de redes sociais o óbvio: o governo não só é tolerante com a corrupção, como é um antro de corruptos.

As fissuras no acordão

Apesar do clima festivo em Brasília, as fissuras no acordão abundam. A começar, estão em curso as eleições municipais, marcadas pela instabilidade da conjuntura, nas quais o bolsonarismo encontra dificuldades de se apresentar claramente, fruto de seu fracasso em montar um partido. Bolsonaro, então, apoia-se, mais ou menos explicitamente, em candidatos do “centrão” como Russomanno e Marcelo Crivella. As oposições, por sua vez, encontram-se pulverizadas e com dificuldades de pressionar o governo com a força necessária.

As eleições ocorrem enquanto se desenvolvem a crise do regime e os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19, que escancarou o empobrecimento do povo brasileiro, marcado pela informalidade e pelos maiores índices de desemprego da história do país. A saída vislumbrada pela burguesia e seus representantes só aprofundará o mal-estar social.

Assim que terminar a campanha municipal, as “reformas” – que unificam governo, as outras expressões de direita parlamentar, as principais frações burguesas e seus porta-vozes na imprensa – serão impostas para o país numa verdadeira agenda de ataques para a qual também o STF tem contribuído, haja vista a recente liberação da entrega das refinarias da Petrobrás. Cortes salariais do funcionalismo, congelamento do salário mínimo, de aposentadorias e de pensões, extinção do abono salarial e do seguro-defeso, cortes no benefício de prestação continuada, proibição de concursos públicos e até mesmo desvinculação de repasses constitucionais para a saúde e a educação estão no cardápio que se especula diariamente pela imprensa burguesa, como se todos não estivessem sentados num verdadeiro barril de pólvora prestes a explodir e quando as mortes por Covid-19 no Brasil aproximam-se da trágica marca de 150 mil.

Resistir e denunciar o governo

A busca pelo governo de maior estabilidade política com a obtenção de maior trânsito nos tribunais e por um acordo com o “centrão” pode fazer água rapidamente a depender da evolução da crise e até mesmo de novas notícias sobre as investigações contra o entorno bolsonarista. A dinâmica internacional, marcada por uma recessão inaudita em 2020, também não é favorável, como mostram as dificuldades eleitorais de Trump, o amo de Bolsonaro, e o escândalo internacional das queimadas, que começa a criar constrangimentos para as transnacionais agropecuárias e os latifundiários brasileiros.

É necessário e é possível resistir. Não será simples a imposição da linha de terra arrasada e destruição nacional que o bolsonarismo e a “oposição” de direita igualmente defendem. Sem perder de vista a unidade de ação democrática contra qualquer ataque às liberdades civis – como nas tentativas recentes de censura à atleta Carol Solberg e a nossos camaradas de PSOL Sâmia Bomfim, Glauber Braga e Guilherme Boulos –, devemos aproveitar o processo eleitoral para construir um polo, uma alternativa política real ao bolsonarismo e à velha direita para resistir e dar esperança a setores de massas no Brasil.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão