Um dia histórico, um dia com sabor de vitória!
PERU

Um dia histórico, um dia com sabor de vitória!

No Peru, o Professor Pedro Castillo caminha para derrotar Keiko Fujimori no segundo turno das eleições. A vitória de Castillo pode abrir um novo tempo e escrever uma nova história peruana.

Sumate 8 jun 2021, 08:56

Não é um domingo qualquer, hoje é um domingo histórico, o povo peruano não está determinado apenas a derrotar a máfia autoritária e parasitária, a abrir um novo tempo e escrever uma nova história de profundas mudanças e transformações que o Peru e os peruanos exigem. Este é o sentido do voto no Prof. Pedro Castillo, e estamos em condições de defendê-lo nas ruas contra qualquer manobra fraudulenta.

Estamos entrando na fase final de divulgação dos resultados finais e há uma vantagem favorável para o “professor”, uma vantagem que vai aumentando gradativamente e tudo indica que estamos próximos de uma vitória popular. Não tem sido fácil; a direita e Fujimori mostraram a sua verdadeira cara, realizando uma campanha de confusão da população, nefastas manobras a serviço dos interesses da máfia e dos grupos de poder, para que nada mude e continue o cancro da corrupção. Continua o modelo definitivamente esgotado, que continua de pé a constituição de Fujimori que legaliza a prestação, o abuso e a mercantilização da saúde e da educação, entre outras coisas.

Esta situação tem de parar e mudar, com este novo governo do povo, tem que acabar com todas estas más gestões, chegará a hora de se estabelecerem novas regras do jogo, desta vez a favor da grande maioria.

Por isso é importante que no futuro governo do “Profe” as propostas sejam cumpridas e a primeira seja um referendo para uma Assembleia Constituinte democrática, popular e participativa para promover as mudanças que foram discutidas na campanha. Mas não será fácil, a direita continuará a colocar morcegos na roda, por isso, mais do que nunca, os milhões de peruanos que estavam acompanhando o “professor”, devemos nos manter organizados e mobilizados até mesmo para defender esta conquista popular.

Por enquanto, devemos ir às ruas expressar nosso entusiasmo por esta vitória e ao mesmo tempo estar em alerta e mobilização para impedir qualquer manobra fraudulenta que Fujimori esteja tramando, não permitamos que nada manche esta vitória limpa que vem de sob.

Sim, se pode!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão