Basta de violência no Pontal do Paranapanema! É urgente parar e investigar as ameaças às famílias em luta por terra e moradia
FNL

Basta de violência no Pontal do Paranapanema! É urgente parar e investigar as ameaças às famílias em luta por terra e moradia

Nota da FNL denunciando a violência política no Pontal do Paranapanema.

A Frente Nacional de Luta Campo e Cidade iniciou em junho de 2021 uma série de ocupações na região do Pontal do Paranapanema, historicamente reconhecida pela disputa política e jurídica do território que abrange áreas ociosas e fazendas. Além da dificuldade de destravar a distribuição das terras públicas para as famílias que constroem acampamentos, a prática da grilagem também é um problema histórico na região.

Em novembro, a FNL realizou a maior marcha campesina pela reforma agrária dos últimos anos no Brasil, com mais de mil marchantes percorrendo as rodovias de Sorocaba até a capital São Paulo. Com a intensificação da mobilização no
oeste paulista, as ameaças de grileiros também cresceram. Em fevereiro deste ano construímos o Carnaval Vermelho em diversas cidades do país, com novos acampamentos em terras já reconhecidas como públicas. No Pontal, a reação veio através da intimidação com o uso de armas de fogo. Em março denunciamos a presença de jagunços e o disparo de tiros perto de um de nossos acampamentos para a deputada estadual Mônica Seixas (PSOL). Os acampamentos próximos à Brasília também foi ameaçado por grileiros.

Não aceitaremos nenhuma tentativa de intimidação às famílias que resistem pelo direito de morar, plantar e viver. Exigimos a investigação policial sobre os fatos, e a proteção devida a todos os acampamentos ameaçados.

18 de março de 2022.
Coordenação Nacional da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 03 out 2025

Liberdade para os presos políticos da flotilha, liberdade para toda Palestina

Uma nova situação política se gesta no horizonte, com mais polarização e choques
Liberdade para os presos políticos da flotilha, liberdade para toda Palestina
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores