Mobilização e esclarecimento para salvar o PL das Fake News
sem_titulo-7_3

Mobilização e esclarecimento para salvar o PL das Fake News

Para parlamentares do PSOL, ações promovidas pela extrema direita e big techs precisam servir de aprendizado

Tatiana Py Dutra 3 maio 2023, 17:00

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A pedido do deputado Orlando Silva (PC do B-SP), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tirou a votação do PL 2630 da pauta da sessão de ontem (2). A apreciação da chamada PL das Fake News em regime de urgência havia sido aprovada pelos parlamentares na semana anterior. Porém, enfrenta oposição de bolsonaristas, evangélicos e big techs contrários a legislação que estabelece obrigações a serem seguidas por redes sociais, aplicativos de mensagens e ferramentas de busca na sinalização e retirada de contas e conteúdos considerados criminosos. 

Aliados, colocaram em prática uma campanha mentirosa que associa a nova legislação à perda da liberdade de expressão. As medidas contaram com a ação de lobistas e até de censura de mensagens favoráveis ao PL nas redes sociais. 

Com o efeito disso, Lira, Silva – relator do PL – e líderes partidários concordaram que não haveria votos suficientes para aprovar a lei. Além disso, o relator recebeu mais de 90 emendas ao texto – o que demandará um trabalho árduo de análise. Não há data para o a matéria voltar à pauta, contudo, se demorar muito, o  Supremo pode assumir a responsabilidade de decidir sobre o tema.

·

Assim, parlamentares progressistas precisam ampliar os trabalhos de esclarecimento e mobilização para enfrentar os crimes promovidos com desinformação sobre o projeto.

“A extrema direita, aliada com as bilionárias big techs, mostrou do que eles são capazes. Só que não estão acima da lei. Desinformar, impulsionar conteúdo mentiroso, direcionar a páginas da extrema direita, só fortalece a certeza de que temos que enfrentar a censura que as big techs querem impor e a terra sem lei que permitiu tantos discursos criminosos promovidos pelos fascistas. Um passo atrás para dar dois à frente. Mas para dar dois à frente teremos que construir a contra-narrativa e botar o bloco na rua para lutar!”, afirmou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Para a deputada federal Sâmia Bomfim, a experiência dos últimos dias vendo uma aliança entre extrema direita e grandes corporações para descredibilizar o PL 2630, tem que servir de combustível para combater as mentiras e ganhar a opinião pública. 

·

“Os ataques a escolas, o crescimento de células neonazistas, a organização de atos golpistas. Todos esses colocam em risco a democracia e a segurança do nosso povo. Quando batalhamos pela aprovação do projeto, é contra isso que estamos lutando. Nos próximos dias, temos que seguir espalhando a verdade sobre a necessidade da regulação das plataformas digitais. Nos articulando, ampliando o debate, alcançando novas pessoas, impedindo que a força da grana e a mentira se imponham. É uma tarefa árdua e necessária. Vamos à luta!”, convoca.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores