Coletivo Juntos! realiza manifestação contra Ifood no dia da falsa abolição
O escracho marcou uma ação antirracista contra a empresa em frente a sua sede na cidade de Osasco/SP
Neste 13 de maio, dia da falsa abolição no Brasil, o coletivo de juventude Juntos! realizou uma manifestação de escracho contra o Ifood na sede da empresa, na cidade de Osasco/SP. O Ifood é hoje uma das principais empresas do chamado capitalismo de plataforma e atua no ramo de alimentos através de práticas que não reconhecem os direitos trabalhistas e desvalorizam o trabalho dos entregadoes e entregadoras, pagando ínfimos salários aos trabalhadores majoritariamente.
O Ifood é controlado pelo conglomerado empresarial sul-africano Naspers, empresa historicamente ligada ao Partido Nacional – principal instrumento político de manutenção do apartheid durante décadas – e que mantém seus padrões de super-exploração dos trabalhadores negros e negras em diversas iniciativas ao redor do mundo.
Segundo declaração do Coletivo Juntos!, o Ifood “vem lucrando com base na super exploração de trabalhadores negros, que recebem pouco por entrega e se arriscam nas ruas de nosso país. Enquanto gasta milhões com publicidade – contratando, inclusive, atores negros para ‘limpar sua imagem’ – o iFood ganha dinheiro sujo do sangue de jovens negros.”
Com uma intervenção encenando um trabalhador de entregas morto – simbolizando um inúmeros falecimentos e acidentes de entregadores durante o horário de trabalho no Ifood – além de notas falsas e tinta vermelha de sangue, os jovens denunciaram o cinismo do falso antirracismo promovido por grandes empresas que exploram a população negra extraindo lucros bilionários do trabalho alheio.
Conheça o Coletivo Juntos!