O medo da esquerda olhar o passado
00420668-9F45-4E2B-960D-E5F46939F9F4

O medo da esquerda olhar o passado

Uma reflexão sobre o papel do PSOL na nova conjuntura brasileira

Marcio Ornelas 4 ago 2023, 20:23

Seja na trajetória militante, na vida pessoal ou profissional, erros e acertos são parte da trajetória humana. Mais comum ainda do que admitir nossas falhas, é a capacidade materialista e histórica de aprender com o passado e com os próprios erros.

Portanto, o início do 8° Congresso Nacional do PSOL é uma surpresa, no sentido de que não se tem um compromisso definitivo, de boa parte das forças que disputam o congresso, com a trajetória independente do PSOL.

O PSOL foi um partido fundado de um racha do PT, essa pode parecer uma lembrança amarga para alguns, mas é necessário lembrar. Que o governo Lula fez uma reforma da previdência tão dura, que nem o governo de FHC foi capaz de dar cabo de tal tarefa.

Mas o mais degenerado dos métodos, não é somente o esquecimento da história, como se já não tivéssemos vivido 14 anos de governo do PT. Mas é igual aos métodos da direita, de falsificação da realidade, das mentiras convenientes, tais quais os piores bolsonaristas.

Afinal, o petismo vai dizer que junho de 2013 foi o início do golpe, mas quem esteve na rua naquela ocasião, sabe muito bem que a agenda era bastante progressiva. E quem buscava desesperadamente aplicar ajustes contra a população, infelizmente, era o governo Dilma.

Isso não é diferente de qualquer outra falsificação histórica cometida pela extrema direita. Não podemos nos igualar nesses métodos escusos, mas infelizmente, isso é largamente difundido.

Portanto, cabe a pergunta: o que o PSOL ganha com a subserviência ao petismo? Até onde vai a nossa leniência com esse governo do arcabouço fiscal, da reforma tributária e da futura reforma administrativa?

Então volto a perguntar: qual é o medo de olhar seriamente para o passado? O PSOL não foi fundado para ser mais um apêndice do petismo. A necessidade histórica da classe trabalhadora, está muito além do que esse modelo de governança pode oferecer. Isso independe da conjuntura.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Secretariado Nacional do MES | 30 jun 2025

Enfrentar o Congresso e o Centrão nas ruas! Taxar os ricos e defender os interesses do povo!

É hora de lutar contra a extrema direita e lutar pela taxação dos mais ricos
Enfrentar o Congresso e o Centrão nas ruas! Taxar os ricos e defender os interesses do povo!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Sem internacionalismo, não há revolução!
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!

Autores

Camila Souza