Metroviários pedem reintegração de demitidos após paralisação em SP
Metro

Metroviários pedem reintegração de demitidos após paralisação em SP

Sindicalistas acusam governo Tarcísio de promover represálias desde a mobilização de 3 de outubro

Redação da Revista Movimento 26 out 2023, 11:00

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), segue executando o plano de retaliação aos metroviários iniciado após a paralisação de 3 de outubro, e que se tornou mais intenso após a mobilização do último dia 12 – quando a operação das linhas de Metrô 1-Azul, 3-Vermelha e 15-Prata foi paralisada no período da manhã. 

Na última terça-feira (24, cinco funcionários foram demitidos e outros quatro colaboradores foram punidos com suspensões de 29 dias sem remuneração. Entre os demitidos estão o vice-presidente do sindicato, Narciso Soares, e o membro do sindicato e dirigente da CSP-Conlutas, Altino Prazeres, ambos militantes do PSTU. Todos os nove servidores serão submetidos a um inquérito no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que poderá gerar novas demissões.

“O governo quer destruir o Metrô, destruir a CPTM destruir a Sabesp para entregar para os grandes empresários. Todo o mundo está participando dessa mobilização para derrotar o Tarcísio tanto no processo de privatização, mas também para reverter as demissões”, comentou Narciso em vídeo divulgado no Twitter, ainda na terça-feira, para convocar os metroviários para uma assembleia da categoria.  

Luta por reintegração

O Sindicato dos Metroviários classificou as demissões desta terça como “injustas”, e avalia que são represálias à paralisação do início do mês, sendo que o movimento do 12 de outubro já era uma resposta às advertências recebidas por colaboradores da Linha 2-Verde, consideradas “indevidas”.

“Entendemos que essa atitude arbitrária e antissindical visa enfraquecer a luta dos trabalhadores do Metrô, que estão na linha de frente do enfrentamento ao projeto privatizador do governador Tarcísio. Ele deveria estar preocupado em punir e multar as linhas privadas que passam por problemas todos os dias e prejudicam a população”, argumentou a presidenta do sindicato, Camila Lisboa, em suas redes sociais. “Ao invés disso, o governador pune, demite e persegue trabalhadores que estão batalhando em defesa dos serviços públicos. Este é o bolsonarismo na versão Tarcísio”, completou a sindicalista.

A deputada estadual Monica Seixas (PSOL) classificou as demissões como absurdas.

“Tarcísio persegue trabalhadores em seu direito à greve pq quer vender ou desmanchar toda São Paulo. Coloca Sabesp, Metrô e CPTM a venda ao mesmo tempo que retira dinheiro da educação”, criticou a parlamentar.


TV Movimento

Palestina livre: A luta dos jovens nos EUA contra o sionismo e o genocídio

A mobilização dos estudantes nos Estados Unidos, com os acampamentos pró-Palestina em dezenas de universidades expôs ao mundo a força da luta contra o sionismo em seu principal apoiador a nível internacional. Para refletir sobre esse movimento, o Espaço Antifascista e a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco realizam uma live na terça-feira, dia 14 de maio, a partir das 19h

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 16 maio 2024

Tragédia no RS – Organizar as reivindicações do movimento de solidariedade

Para responder concretamente à crise, é necessário um amplo movimento que organize a luta pelas demandas urgentes do estado
Tragédia no RS – Organizar as reivindicações do movimento de solidariedade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 49
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”