Fernanda Melchionna faz sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre
Em “Tudo isso é feminismo?”, autora combate o apagamento histórico e cultural das mulheres. Lançamento será em 11 de novembro
Foto: Divulgação
“Tudo isso é feminismo? – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia da bibliotecária, militante e atual deputada federal pelo PSOL do Rio Grande do Sul, Fernanda Melchionna, no universo do livro.
A partir da experiência de anos da autora em debates sobre gênero, feminismo e políticas públicas nos mais diferentes espaços sociais, culturais e midiáticos, ela dedicou esforços e pesquisas para trabalhar a história de luta por direitos das mulheres sob uma perspectiva classista, histórica e de combate às opressões. Publicada pela Editora de Cultura como parte da Coleção Inquietações Contemporâneas – dirigida pelos acadêmicos Caio Riter e Diego Pautasso -, a obra será lançada na Feira do Livro de Porto Alegre/RS, no dia 11 de novembro, a partir das 19h.
Feminismo com experiência e pesquisa
Desbravar a história não contada das mulheres e de suas reivindicações faz parte da trajetória de ativismo da deputada, que agora salta dos discursos em diferentes ambientes sociais, políticos e culturais para o livro impresso, que inclui aprofundamento de pesquisas e descoberta de novas referências. Essas aparecem no capítulo “Saber mais”, no final do livro, onde Fernanda, generosamente, compartilha suas fontes com os leitores e as leitoras, pois considera seu trabalho um convite para o aprofundamento da sociedade no assunto, um dos mais destacados no mundo contemporâneo.
“Penso neste livro como uma narrativa que busca desnaturalizar o apagamento das mulheres da História, de suas várias lutas e dos desafios enfrentados em tempos passados. E tem como objetivo ajudar a pensar as lutas do presente e a conquistar novos futuros”, afirma a autora.
Entre as obras citadas como referências para a escrita do ensaio “Tudo isso é feminismo? – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres”, estão autoras que abordam as questões femininas na teoria e na prática, como a estadunidense bell hooks e a italiana Silvia Federici, ao lado das brasileiras Heloisa Buarque de Holanda, Sueli Carneiro entre outras.
Confira um trecho do livro:
“Se as mulheres sentem mais as opressões e explorações de um modelo (capitalista) que tem condenado o futuro da humanidade, também pode nascer de nós um novo caminho. Sem modelos acabados, mas com a convicção de que é a luta que muda a vida e de que a saída é coletiva. Lutem como uma mulher!”
Compre no site da Editora de Cultura.
Serviço
O que: lançamento do livro “Tudo isso é feminismo? Uma visão sobre histórias, lutas e mulheres”
Quando: 11/11, às 19h
Onde: Feira do Livro de Porto Alegre, na Sessão de Autógrafos
Autora: Fernanda Melchionna
Editora: Editora de Cultura