RS: governo federal vai comprar 2 mil imóveis esta semana
Minha Casa Minha Vida

RS: governo federal vai comprar 2 mil imóveis esta semana

Moradias serão destinadas para afetados pelas enchentes na região metropolitana

Redação da Revista Movimento 11 jun 2024, 08:00

Foto: Reprodução

Em entrevista à Rádio Gaúcha, na segunda-feira (10), o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, disse que o governo federal deve adquirir 2 mil imóveis na Região Metropolitana de Porto Alegre nesta semana. As moradias serão entregues para famílias afetadas pela enchente entre abril e maio.

“Na semana passada, a Caixa Econômica Federal começou a cadastrar imóveis de construtoras que se enquadram na faixa 1 e 2 do Minha Casa Minha Vida. E, no último sábado, publicamos uma instrução normativa na Caixa que permite também que imóveis usados possam ser ofertados. Nossa expectativa é que já nos próximos dias a gente possa adquirir os primeiros dois mil imóveis”, afirmou..

Em outras regiões do Estado medidas diferentes devem ser adotadas. É o caso de cidades do Vale do Taquari, onde será preciso mover bairros de lugar, e em algumas cidades com menos habitantes e menor oferta de imóveis disponíveis para compra. Preventivamente, o governo federal suspendeu os leilões da Caixa e do Banco do Brasil que rematariam imóveis desocupados.

“Nós também fizemos um levantamento com as construtoras para ver imóveis que estão em execução e que ficarão prontos no próximo período, que se enquadram na Minha Casa Minha Vida, faixas 1 e 2. Encontramos 14 mil imóveis que estão sendo construídos, imóveis que vão ficar prontos em junho, em julho, em agosto e o nosso objetivo é adquirir esses 14 mil imóveis, além dessas situações que envolvem a implantação de novos bairros”, disse Pimenta.. 


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 07 maio 2025

Crise do INSS: ressarcir imediatamente os aposentados e punir os responsáveis

Combate amplo contra a corrupção não pode ser justificativa para mais austeridade fiscal
Crise do INSS: ressarcir imediatamente os aposentados e punir os responsáveis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"