FGF se compromete a implementar Lei Vini Jr no futebol gaúcho
Lei Vini Jr RS2

FGF se compromete a implementar Lei Vini Jr no futebol gaúcho

Federação Gaúcha de Futebol será aliada no combate a discriminação racial nos estádios

Mandato Luciana Genro 20 jul 2024, 11:00

Foto: Ascom Luciana Genro

Visando a implementação da Lei Vini Jr no Rio Grande do Sul e expansão da política antirracista, a deputada Luciana Genro (PSOL) se reuniu com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), representada pelo presidente Luciano Hocmans. A Lei 16.143/2024, de autoria da deputada, foi sancionada pelo governador Eduardo Leite no dia 8 de julho e prevê o Protocolo de Combate à Discriminação a ser aplicado em esportes no Rio Grande do Sul, em caso de suspeita de racismo, injúria racial e LGBTfobia.

“Por ser de responsabilidade da arbitragem parar ou suspender o jogo, é essencial que tenhamos um diálogo com a Federação Gaúcha de Futebol, para que se tenha um incentivo ou até mesmo um treinamento para os árbitros e árbitras terem confiança de atuar num momento delicado como esse”, afirmou Luciana Genro.

Luciano Hocmans, presidente da FGF, se comprometeu em incentivar a implementação da lei o mais breve possível, encaminhando a orientação para os árbitros e para os times de futebol do Rio Grande do Sul.

 “É fundamental que a gente avance na política antirracista no futebol, e para isso, além da norma da Fifa, uma lei que avança no sentido penal no nosso estado é muito importante”, destacou Luciano.

Na reunião também estiveram presentes o diretor do Observatório Racial do Futebol, Marcelo Carvalho e o coordenador do Movimento Vidas Negras Importam, Gilvandro Antunes.

Marcelo explicou a dificuldade da implementação da norma da Fifa sobre o combate ao racismo. 

“Atualmente, a norma da Fifa pensa no combate ao preconceito de uma forma coletiva, quando é realizado por várias pessoas. Quando é individual, a norma não prevê punições para que isso não aconteça. Ou seja, um sujeito é racista durante um jogo, e não há mecanismos o suficiente para que ele seja identificado e punido”, concluiu o diretor do Observatório.


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 21 ago 2026

Ponto de não retorno

A batalha recém começa. Vamos tomar as ruas com nossas campanhas combativas, fazendo todos os esforços tanto para reeleger Lula como para fortalecer um polo programático anticapitalista
Ponto de não retorno
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a Revista Retomada!
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas

Autores