Luta contra a escala 6×1 vai para as ruas e gera repercussão
Manifestações organizadas pelo movimento VAT aconteceram em diversas cidades do país
Na última sexta-feira (15/11), manifestações convocadas pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT) tomaram as ruas de diversas cidades brasileiras na luta pelo fim da escala 6×1. Com grandes atos especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, as mobilizações somaram organizações sociais e trabalhadores afetados por este regime de trabalho nas maiores demonstrações de rua por esta pauta até o momento.
Os atos aconteceram logo após o projeto de emenda constitucional (PEC) pelo fim da escala conquistar as assinaturas necessárias na Câmara dos Deputados para começar sua tramitação. O abaixo assinado promovido pelo movimento já contra com quase 3 milhões de assinaturas, colocando esta luta no centro da vida política do país.
Porém, houve resistência às manifestações tanto na direita como na esquerda. Enquanto deputados conservadores atacam a proposta por supostamente reduzir a produtividade do trabalho, setores governistas também demonstraram suspeitas contra o movimento por suas exigências à Lula. O principal líder do VAT, o vereador eleito do PSOL Rick Azevedo, combateu tal postura imobilista em suas redes e deu exemplo de independência política.
Em meio a um cenário de cortes nos gastos sociais que será promovido pelo governo após a reunião do G20, a mobilização permanente do VAT pode ser um dos principais elementos da luta de classes no Brasil nos próximos meses porque é possível vencer esta luta.
A militância do MES/PSOL esteve presente nas mobilizações. Confira as fotos: