Em defesa do mandato da Vereadora Professora Angela!
image_processing20241007-3018714-vhiy

Em defesa do mandato da Vereadora Professora Angela!

Direita da Câmara Municipal de Curitiba quer calar mandato do PSOL na cidade. Assine o abaixo-assinado!

Mandato Professora Angela 7 ago 2025, 15:52

Assine o abaixo-assinado!

Na noite de 5 de agosto de 2025, foi realizado na Câmara Municipal de Curitiba uma audiência pública sobre segurança, saúde e política de drogas para a cidade de Curitiba. O espaço foi construído de forma democrática e plural, reunindo representantes do poder público, especialistas, ativistas e movimentos sociais comprometidos com o enfrentamento das violências causadas pelo proibicionismo.

Após a audiência e divulgação de um material informativo sobre Redução de Danos, distribuidos pelo mandato, parlamentares da extrema-direita iniciaram uma ofensiva covarde e mentirosa, distorcendo o conteúdo nas redes sociais e tentando criminalizar o mandato corajoso e combativo da vereadora.

A Redução de Danos (RD) é uma abordagem de saúde pública focada na autonomia, cuidado e segurança das pessoas, não nas substâncias. Voltada tanto para quem já faz uso quanto para quem está decidido a fazer uso de substâncias, busca minimizar riscos por meio de educação e até mesmo fornecimento de insumos para um uso mais seguro. Com foco na segurança e cuidado, objetiva-se que os riscos inerentes ao uso de drogas sejam reduzidos pela própria pessoa usuária e sua comunidade de forma autônoma.

A abstinência é apenas uma das formas de redução de danos, devendo sempre ser voluntária, e não compulsória, como tem acontecido. Para todos aqueles que não querem ou não podem interromper o uso existem várias medidas de redução de danos.

A tentativa de criminalizar o debate e distorcer a atuação não é um ataque apenas a este mandato, mas a todos, todas e todes que acreditam em uma nova política de drogas, antirracista, antiproibicionista e baseada no cuidado e autonomia.

Declaramos nosso total apoio e solidariedade à Professora Angela, uma voz essencial na defesa da luta por uma nova política de drogas. Os ataques da extrema-direita não intimidarão o debate sobre uma nova política de drogas pautada no antiproibicionismo!

NÃO CALARÃO O MANDATO DO PSOL EM CURITIBA!

Assine o abaixo-assinado!


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores