Concentração industrial e poder de mercado

A concentração industrial aumentou, e o poder de mercado das empresas dominantes também.

Alejandro Nadal 27 jun 2019, 19:16

Até a década dos anos 1970 os estudos sobre organização industrial cobriam temas como a concentração e o poder de mercado, os canais de concorrência, escalas de produção, integração vertical e horizontal, as empresas multiproduto e suas economias de alcance. Talvez faltasse na paisagem o vínculo com o sistema financeiro, porém pelo menos o poder que vem associado à concentração industrial era uma parte crucial da preocupação dos economistas. No entanto  nos anos 1970 esse tipo de estudo foi se eclipsando e na pesquisa somente restou espaço para os estudos que glorificavam as virtudes do livre mercado. A própria nomenclatura de organização industrial foi sendo utilizada cada vez mais para referir-se a um campo de estudos que mostravam que os principais postulados da teoria neoclássica seguiam sendo válidos.

Hoje, as coisas estão mudando. Muitos economistas se deram conta de que não podem tapar o sol da evidência com o frágil dedo da teoria neoclássica. Os estudos sobre estruturas e dinâmicas industriais tomam novos rumos e mostram, sem dúvida, que aumentou a concentração industrial e que o poder de mercado das empresas dominantes também cresceu. As forças que explicam este aumento da concentração industrial são  variadas e muitas têm a ver com fenômenos bem conhecidos na história do capitalismo industrial. (Por certo, a concentração industrial é um fenômeno que se apresenta também, e com grande intensidade, nos serviços: a terminologia de ‘concentração industrial’ não é a melhor).

No entanto, muitos organismos vinculados com o mundo da política econômica resistem a encarar a realidade. O informe sobre a economia mundial deste ano do FMI dedica um capítulo ao tema da concentração e o aumento do poder de mercado das grandes corporações. Infelizmente, o FMI acredita  que o aumento da concentração é moderado, o que não concorda com a maioria das pesquisas no mundo acadêmico. Além disso, para o FMI as forças que explicam a concentração industrial têm mais a ver com o bom desempenho de algumas corporações e menos com fenômenos perversos como a construção de barreiras para a entrada ou com o mundo das práticas desleais no comércio. Para o FMI a introdução de tecnologias da informação foi um forte estímulo para o aumento da concentração industrial. Segundo o organismo, esse resultado se encontra respaldado por um interessante estudo de Mordecai Kurz, da Universidade de Stanford. Entretanto, esta pesquisa apresenta um quadro mais alarmante do que quer reconhecer a leitura do FMI. Finalmente, apesar de lhe dedicar um capítulo em seu informe sobre a economia do planeta, o FMI acredita que o aumento da concentração industrial teve um efeito modesto a escala macroeconômica.

A realidade contrasta com o informe do FMI. A vinculação mórbida com fontes de crédito, assim como a fusão e a aquisição de empresas para aumentar suas economias de escala e das chamadas economias de alcance, são  dois processos típicos que promovem a concentração e não são precisamente bons para a saúde macroeconômica. Ambos estão relacionados com o poderio do setor financeiro e contribuem para mudar o modus operandi das grandes corporações que terminam por privilegiar os lucros de muito curto prazo, abandonar os projetos de longo fôlego e, evidentemente, sacrificando o meio ambiente. As ondas de fusões e aquisições dos anos anteriores à crise de 2008 são claro testemunho disso.

O mais importante neste tema é que a concentração industrial está intimamente vinculada com a crescente desigualdade e com o desempenho da economia mundial. A evidência de numerosos estudos revela que as grandes corporações utilizam seu poder de mercado para manipular preços, elevar suas margens de lucros sobre os custos e para impor menores salários e direitos em mercados laborais cada vez mais fragmentados. O golpe nas classes trabalhadoras é uma carga dupla que passa pelos preços e os salários.
Outros instrumentos que contribuíram para elevar a concentração industrial incluem a longa duração das patentes e dos contratos de licenças que envolvem todo tipo de restrições para os licenciatários. A mudança na legislação que permitiu ampliar a duração das patentes reflete o poder que tiveram as grandes corporações para moldar a agenda do Poder Legislativo.

A interpretação das leis antimonopólio vem se debilitando desde há muito tempo. Alguns casos observados, nos quais se envolveram algumas poucas corporações gigantes, não devem enganar: as leis antimonopolio são, na atualidade, uma caricatura do que foram há quatro décadas. Tudo isso serve para recordar que, em sua evolução, o capitalismo vai modificando a estrutura do Estado.



Artigo originalmente publicado em La Jornada. Tradução da Revista Movimento.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão