Ato político dos 20 anos do Movimento Esquerda Socialista: viemos de longe!

Convidamos nossa militância, as organizações amigas e a vanguarda lutadora ao ato de 20 anos do Movimento Esquerda Socialista.

No próximo mês de novembro, o Movimento Esquerda Socialista completa 20 anos. Nossa história como organização, inaugurada em 1999, no entanto, remonta a uma tradição revolucionária que se organiza na América Latina desde os anos 1940, reivindicando o marxismo, a experiência da grande Revolução Russa e a luta dos que mantiveram de pé a bandeira do socialismo e da liberdade: a grande causa de nosso tempo. Nossa historia também se confunde com a própria história do PSOL desde o momento em fomos expulsos do PT, em 2003, por defender os interesses dos trabalhadores e do povo brasileiro. Naquele momento, começamos o movimento por um novo partido. Temos orgulho de estar entre os fundadores do PSOL e a convicção de que nosso partido será uma ferramenta fundamental para a revolução brasileira e a luta por socialismo com liberdade.

Queremos que este momento de celebração seja também uma oportunidade para formular, com nossos camaradas, os passos que daremos nos próximos anos e décadas. Por isso, estendemos também às organizações amigas, com quem compartilhamos trincheiras de luta, o convite a participar de nossas atividades.

Como parte das celebrações, lançamos recentemente, pela Editora Movimento, uma nova edição de “Reforma ou revolução?”, clássico do marxismo escrito por Rosa Luxemburgo, com apresentação de Luciana Genro. Também está em produção a nova edição especial de nossa Revista Movimento sobre os 20 anos do MES, com documentos que marcam nossa história e as formulações teóricas e programáticas que temos debatido em nossas fileiras.

No dia 15 de novembro, às 14 horas, na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, reuniremos nossa militância no ato político pelos 20 anos do MES e convidamos a vanguarda socialista de luta, a militância do PSOL e os amigos de nossa corrente em todo o Brasil a celebrar conosco as lutas do futuro. Às 19 horas, terá início o evento cultural, com música e celebração. Esperamos a presença de todas e todos!

Ato político dos 20 anos do Movimento Esquerda Socialista

15 de novembro às 14 horas

Quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo

Rua Tabatinguera, 192


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL. Nela encontram-se artigos de análise, polêmica e discussão programática para subsidiar os debates de nossos camaradas em todo o país e contribuir com a batalha pela pré-candidatura de nosso companheiro Glauber Braga à presidência da República pelo PSOL. A edição também conta com análises de importantes questões internacionais contemporâneas e de outros temas de interesse, como os desafios da luta pelo “Fora, Bolsonaro” e as crises hídrica e elétrica no Brasil. Num ano de 2021 ainda marcado pela tragédia da pandemia da Covid-19 e pelo descaso criminoso de governos em todo o mundo, lamentamos a perda de nosso grande camarada Tito Prado (1949-2021), militante internacionalista e dirigente de Nuevo Perú. A ele dedicamos esta edição de nossa revista e, em sua homenagem, publicamos artigos em sua memória. Boa leitura!