Ato político dos 20 anos do Movimento Esquerda Socialista: viemos de longe!
20 anos do MES

Ato político dos 20 anos do Movimento Esquerda Socialista: viemos de longe!

Convidamos nossa militância, as organizações amigas e a vanguarda lutadora ao ato de 20 anos do Movimento Esquerda Socialista.

No próximo mês de novembro, o Movimento Esquerda Socialista completa 20 anos. Nossa história como organização, inaugurada em 1999, no entanto, remonta a uma tradição revolucionária que se organiza na América Latina desde os anos 1940, reivindicando o marxismo, a experiência da grande Revolução Russa e a luta dos que mantiveram de pé a bandeira do socialismo e da liberdade: a grande causa de nosso tempo. Nossa historia também se confunde com a própria história do PSOL desde o momento em fomos expulsos do PT, em 2003, por defender os interesses dos trabalhadores e do povo brasileiro. Naquele momento, começamos o movimento por um novo partido. Temos orgulho de estar entre os fundadores do PSOL e a convicção de que nosso partido será uma ferramenta fundamental para a revolução brasileira e a luta por socialismo com liberdade.

Queremos que este momento de celebração seja também uma oportunidade para formular, com nossos camaradas, os passos que daremos nos próximos anos e décadas. Por isso, estendemos também às organizações amigas, com quem compartilhamos trincheiras de luta, o convite a participar de nossas atividades.

Como parte das celebrações, lançamos recentemente, pela Editora Movimento, uma nova edição de “Reforma ou revolução?”, clássico do marxismo escrito por Rosa Luxemburgo, com apresentação de Luciana Genro. Também está em produção a nova edição especial de nossa Revista Movimento sobre os 20 anos do MES, com documentos que marcam nossa história e as formulações teóricas e programáticas que temos debatido em nossas fileiras.

No dia 15 de novembro, às 14 horas, na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, reuniremos nossa militância no ato político pelos 20 anos do MES e convidamos a vanguarda socialista de luta, a militância do PSOL e os amigos de nossa corrente em todo o Brasil a celebrar conosco as lutas do futuro. Às 19 horas, terá início o evento cultural, com música e celebração. Esperamos a presença de todas e todos!

Ato político dos 20 anos do Movimento Esquerda Socialista

15 de novembro às 14 horas

Quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo

Rua Tabatinguera, 192


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
“Enquanto os efeitos sanitários e econômicos da Covid-19 seguem fazendo-se sentir, escancarando a crise global do capitalismo, as lutas na América Latina começam a apresentar importantes conquistas no enfrentamento da extrema-direita continental. Na Bolívia, após meses de enfrentamentos e mobilização popular, a contundente vitória da chapa do MAS pôs fim ao governo ilegítimo e reacionário de Jeanine Áñez. No Chile, após as multitudinárias manifestações de 2019, o plebiscito levou a uma vitória esmagadora em favor de uma nova constituição elaborada por assembleia exclusiva. Na campanha eleitoral estadunidense em curso, está em jogo a possibilidade de derrotar o trumpismo, que anima movimentos neofascistas e racistas naquele país e em todo o mundo. Ao mesmo tempo, as eleições municipais brasileiras abrem a possibilidade de construir uma alternativa nas cidades que contribua para isolar e derrotar o bolsonarismo. A décima oitava edição da Revista Movimento debruça-se sobre esses processos de mobilização nas ruas e de enfrentamento eleitoral em curso”.