17 anos do PSOL
195586847_4241645119190273_1139905375086311796_n

17 anos do PSOL

Neste domingo (06), o PSOL completa 17 anos de existência. Roberto Robaina escreve sobre a data e os desafios do PSOL.

Roberto Robaina 6 jun 2021, 13:02

O PSOL faz aniversário neste domingo (6). São 17 anos. Até o momento, esse projeto está se justificando como uma necessidade. Afinal, sem o PSOL, teríamos uma dispersão completa das forças anticapitalistas. A existência do PSOL permitiu a confirmação de um pólo. Hoje, são quase 300 mil filiados e dezenas de milhares de militantes. Falta muito.

Falta se provar como um partido capaz de ser um organizador coletivo e um operador de lutas sociais e políticas em direção ao enfrentamento com o estado burguês. Mas há motivos para comemorar e ter orgulho do que fizemos até então.

Nos materiais abaixo, está um documento político da tendência da qual sou fundador, ao lado de Luciana Genro, Israel Dutra, Pedro Fuentes e vários camaradas fundadores do PSOL. Trata-se do documento em que propomos a construção do PSOL e em que bases pensávamos esse projeto. Naquele momento, o partido não tinha nem nome. Era ainda “Esquerda Socialista e Democrática: movimento por um novo Partido “.

O segundo material foi uma publicação do PSOL gaúcho, quando o partido ganhou nome. A cartilha tem desenhos do Bernardo Corrêa, que segue firme como dirigente do partido no RS e Henrique Maffei, um amigo de sempre. A terceira foto é de nosso primeiro jornal, do qual fui diretor e Milton Temer o jornalista responsável. Era um jornal de 16 páginas que circulava em todo o país e ajudou a organizar a militância. Parabéns a todos e todas que estão juntos nesta empreitada.Ps: a foto no auditório da Faculdade de Direito da UFRGS registra uma reunião com intelectuais em que discutimos o novo partido. O mais velho de barba e cabelo branco é um dos melhores economistas do mundo, François Chesnais. Seu apoio ao Psol foi muito importante. Na mesa ainda estava Luciana, eu, Olmedo Beluche, Paulo Arantes e Plinio Arruda Sampaio Júnior


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores