Apresentação da Revista Movimento n. 21
2021-08-10_17:14:18

Apresentação da Revista Movimento n. 21

Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL.

Thiago Aguiar 10 ago 2021, 17:44

Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL. Nela encontram-se artigos de análise, polêmica e discussão programática para subsidiar os debates de nossos camaradas em todo o país. Por isso, a edição é aberta com artigo de Bruno Magalhães e Israel Dutra, numa polêmica sobre a tática da frente única e os desafios do PSOL e da esquerda socialista diante do bolsonarismo e da estratégia eleitoral do PT. Na sequência, Roberto Robaina assina artigo analisando a saída de Marcelo Freixo do PSOL. A jornalista Bruna Porciúncula, por sua vez, escreveu um perfil de Glauber Braga, deputado federal (PSOL-RJ) e pré-candidato à presidência da República por nosso partido. Encerrando a seção dedicada ao VII Congresso, reproduz-se o manifesto de lançamento da pré-candidatura de Glauber, apoiado por milhares de lideranças psolistas em todo o país.

A seguir, a edição traz análises de importantes questões internacionais contemporâneas: Neal Meyer, militante do Democratic Socialists of America, analisa os primeiros meses do governo de Joe Biden nos Estados Unidos; Salwa Ibrahim assina artigo sobre a recente rebelião do povo palestino contra a opressão sionista; Dominique Vidal discute a queda de Benjamin Netanyahu e o novo governo de Israel; Jorge Escalante faz um panorama dos desafios da presidência de Pedro Castillo e de sua posse no bicentenário da independência peruana. Por último, para contribuir com a compreensão das recentes manifestações em Cuba, esta edição reproduz artigo do renomado escritor Leonardo Padura e a nota do Secretariado Nacional do MES a respeito do tema.

Num ano de 2021 ainda marcado pela tragédia da pandemia da Covid-19 e pelo descaso criminoso de governos em todo o mundo, lamentamos a perda de nosso grande camarada Tito Prado (1949-2021), militante internacionalista e dirigente de Nuevo Perú. A ele dedicamos esta edição de nossa revista e, em sua homenagem, publicamos artigos de Pedro Fuentes e Roberto Robaina em sua memória.

Também trazemos, nesta edição, um artigo de Marcela Durante e de Mônica Seixas sobre a crise hídrica brasileira, suas consequências para o sistema elétrico e, sobretudo, para o povo pobre de nosso país. Para estimular a leitura do novo lançamento da Editora Movimento, o livro História crítica do Banco Mundial, de Éric Toussaint, dirigente da IV Internacional e porta-voz do CADTM Internacional, publica-se o prefácio de Michael Löwy escrito para a nova edição brasileira.

Encerrando o volume, na seção de documentos, aparecem três editoriais recentes do portal da Revista Movimento, com análises da conjuntura dos últimos meses, tratando da luta pela derrubada do governo genocida e corrupto de Bolsonaro e dos desafios do PSOL. Por fim, a tese do Movimento Esquerda Socialista ao VII Congresso do PSOL, respaldada por mais de oito mil militantes em todo o Brasil.

Boa leitura!

Confira o índice: https://movimentorevista.com.br/edicoes/numero-21/


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão