Apresentação da Revista Movimento n. 21
2021-08-10_17:14:18

Apresentação da Revista Movimento n. 21

Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL.

Thiago Aguiar 10 ago 2021, 17:44

Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL. Nela encontram-se artigos de análise, polêmica e discussão programática para subsidiar os debates de nossos camaradas em todo o país. Por isso, a edição é aberta com artigo de Bruno Magalhães e Israel Dutra, numa polêmica sobre a tática da frente única e os desafios do PSOL e da esquerda socialista diante do bolsonarismo e da estratégia eleitoral do PT. Na sequência, Roberto Robaina assina artigo analisando a saída de Marcelo Freixo do PSOL. A jornalista Bruna Porciúncula, por sua vez, escreveu um perfil de Glauber Braga, deputado federal (PSOL-RJ) e pré-candidato à presidência da República por nosso partido. Encerrando a seção dedicada ao VII Congresso, reproduz-se o manifesto de lançamento da pré-candidatura de Glauber, apoiado por milhares de lideranças psolistas em todo o país.

A seguir, a edição traz análises de importantes questões internacionais contemporâneas: Neal Meyer, militante do Democratic Socialists of America, analisa os primeiros meses do governo de Joe Biden nos Estados Unidos; Salwa Ibrahim assina artigo sobre a recente rebelião do povo palestino contra a opressão sionista; Dominique Vidal discute a queda de Benjamin Netanyahu e o novo governo de Israel; Jorge Escalante faz um panorama dos desafios da presidência de Pedro Castillo e de sua posse no bicentenário da independência peruana. Por último, para contribuir com a compreensão das recentes manifestações em Cuba, esta edição reproduz artigo do renomado escritor Leonardo Padura e a nota do Secretariado Nacional do MES a respeito do tema.

Num ano de 2021 ainda marcado pela tragédia da pandemia da Covid-19 e pelo descaso criminoso de governos em todo o mundo, lamentamos a perda de nosso grande camarada Tito Prado (1949-2021), militante internacionalista e dirigente de Nuevo Perú. A ele dedicamos esta edição de nossa revista e, em sua homenagem, publicamos artigos de Pedro Fuentes e Roberto Robaina em sua memória.

Também trazemos, nesta edição, um artigo de Marcela Durante e de Mônica Seixas sobre a crise hídrica brasileira, suas consequências para o sistema elétrico e, sobretudo, para o povo pobre de nosso país. Para estimular a leitura do novo lançamento da Editora Movimento, o livro História crítica do Banco Mundial, de Éric Toussaint, dirigente da IV Internacional e porta-voz do CADTM Internacional, publica-se o prefácio de Michael Löwy escrito para a nova edição brasileira.

Encerrando o volume, na seção de documentos, aparecem três editoriais recentes do portal da Revista Movimento, com análises da conjuntura dos últimos meses, tratando da luta pela derrubada do governo genocida e corrupto de Bolsonaro e dos desafios do PSOL. Por fim, a tese do Movimento Esquerda Socialista ao VII Congresso do PSOL, respaldada por mais de oito mil militantes em todo o Brasil.

Boa leitura!

Confira o índice: https://movimentorevista.com.br/edicoes/numero-21/


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL. Nela encontram-se artigos de análise, polêmica e discussão programática para subsidiar os debates de nossos camaradas em todo o país e contribuir com a batalha pela pré-candidatura de nosso companheiro Glauber Braga à presidência da República pelo PSOL. A edição também conta com análises de importantes questões internacionais contemporâneas e de outros temas de interesse, como os desafios da luta pelo “Fora, Bolsonaro” e as crises hídrica e elétrica no Brasil. Num ano de 2021 ainda marcado pela tragédia da pandemia da Covid-19 e pelo descaso criminoso de governos em todo o mundo, lamentamos a perda de nosso grande camarada Tito Prado (1949-2021), militante internacionalista e dirigente de Nuevo Perú. A ele dedicamos esta edição de nossa revista e, em sua homenagem, publicamos artigos em sua memória. Boa leitura!