O Sindicato é da Categoria, Independente de Governo e Reitoria!

O Sindicato é da Categoria, Independente de Governo e Reitoria!

No último 19 abril, a Chapa 1 (O Sindicato é de Toda a Categoria) venceu as eleições da Assufrgs Sindicato.

Ricardo Souza 25 abr 2022, 11:05

No dia 19 de Abril vencemos a eleição da Assufrgs Sindicato (servidores técnicos da UFRGS, UFCSPA e IFRS) com placar de 453 votos na chapa 1 “O Sindicato de Toda a Categoria”  contra 358 na chapa 2.

Nossa chapa é composta, além da TLS/ MES, estão UCB, PCB e as correntes do Psol Alicerce e Fortalecer, com maioria deste último. Também apoiaram a chapa a UP, o Fórum de Ação e Debate (Grupo local) e independentes.  A chapa 2 composta pelo PCdoB e Articulação-PT.

A gestão do  sindicato  no último período dedicou-se ao  enfrentamento  ao  Governo Bolsonaro, barramos a PEC 32 com fortes atos em Brasília,  contra a intervenção na Reitoria da UFRGS e conquistamos via ações  judiciais, o passaporte vacinal e a retomada dos pagamentos de insalubridade e periculosidade. 

  Foi um grande acerto nossa unidade do bloco da esquerda radical, cujos desafios de construção são imensos. O retorno ao trabalho presencial reabre o espaço direto com à base e à luta por condições de trabalho como a flexibilização da jornada para 30h semanais. Além disso categoria está em plena campanha salarial nacional, com algumas bases do funcionalismo já em greve (INSS, Banco Central). Bolsonaro anunciou reajuste de 5% e 400 reais de alimentação, muito abaixo das perdas inflacionárias da atual legislatura (19%), a luta segue. Vitória importante frente a um provável governo Lula, no qual teremos um sindicato independente e combativo.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão