O Sindicato é da Categoria, Independente de Governo e Reitoria!

O Sindicato é da Categoria, Independente de Governo e Reitoria!

No último 19 abril, a Chapa 1 (O Sindicato é de Toda a Categoria) venceu as eleições da Assufrgs Sindicato.

Ricardo Souza 25 abr 2022, 11:05

No dia 19 de Abril vencemos a eleição da Assufrgs Sindicato (servidores técnicos da UFRGS, UFCSPA e IFRS) com placar de 453 votos na chapa 1 “O Sindicato de Toda a Categoria”  contra 358 na chapa 2.

Nossa chapa é composta, além da TLS/ MES, estão UCB, PCB e as correntes do Psol Alicerce e Fortalecer, com maioria deste último. Também apoiaram a chapa a UP, o Fórum de Ação e Debate (Grupo local) e independentes.  A chapa 2 composta pelo PCdoB e Articulação-PT.

A gestão do  sindicato  no último período dedicou-se ao  enfrentamento  ao  Governo Bolsonaro, barramos a PEC 32 com fortes atos em Brasília,  contra a intervenção na Reitoria da UFRGS e conquistamos via ações  judiciais, o passaporte vacinal e a retomada dos pagamentos de insalubridade e periculosidade. 

  Foi um grande acerto nossa unidade do bloco da esquerda radical, cujos desafios de construção são imensos. O retorno ao trabalho presencial reabre o espaço direto com à base e à luta por condições de trabalho como a flexibilização da jornada para 30h semanais. Além disso categoria está em plena campanha salarial nacional, com algumas bases do funcionalismo já em greve (INSS, Banco Central). Bolsonaro anunciou reajuste de 5% e 400 reais de alimentação, muito abaixo das perdas inflacionárias da atual legislatura (19%), a luta segue. Vitória importante frente a um provável governo Lula, no qual teremos um sindicato independente e combativo.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

   

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima quarta edição da Revista Movimento. Iniciando nossas publicações em 2022, preparamos uma edição com um dossiê de mulheres, organizado pelas mulheres do Movimento Esquerda Socialista (MES).