Em meio à guerra, uma iniciativa de solidariedade internacionalista

Em meio à guerra, uma iniciativa de solidariedade internacionalista

É necessário reforçar o apoio à heroica luta da esquerda revolucionária ucraniana.

Israel Dutra e Thiago Aguiar 30 jul 2022, 13:47

Estamos recebendo a visita do militante socialista ucraniano Zakhar Popovyc. Fizemos atividades em Porto Alegre e São Paulo, com a presença de nossa militância e de nossos parlamentares. A relação com Popovyc desenvolveu-se após a ida à Polônia de nossos companheiros Bruno Magalhães e Roberto Robaina. O MES participou do Congresso do Hazem – partido da esquerda independente polaca – e lá tomou contato com militantes revolucionários de diferentes países do Leste Europeu, como Ucrânia, Hungria, Romênia e República Tcheca.

A poucos dias do inicio oficial da campanha eleitoral, aproveitamos a visita de Popovyc para debater com a vanguarda as perspectivas e a postura da esquerda socialista diante da guerra.

Um debate com os ativistas brasileiros

A invasão russa levou a uma situação dramática: são mais de 7 milhões de refugiados, além de dezenas de milhares de mortos, entre civis e militares. Pelo mundo inteiro, as consequências da guerra se fazem sentir. Além do rearmamento europeu, com a recomposição e ampliação da OTAN, a inflação cresce em todo o mundo e, em particular na periferia, crescem a fome e miséria.

Nos últimos dias, a Rússia assumiu que seu objetivo é derrubar o regime de Kiev. O esgotamento militar, dada a desproporção de armas, e a diluição das discussões sobre a guerra na opinião pública, impõem dificuldades à resistência dentro e fora da Ucrânia.

Por isso mesmo, é necessário reforçar o apoio à heroica luta da esquerda revolucionária ucraniana, como afirmou o artigo de Oksana Dutchak, oprimida por vários lados. Ao contrário dos que propõem posições campistas pró-Putin, é preciso ampliar à solidariedade internacional ao povo ucraniano e às organizações da classe trabalhadora daquele país.

Em seus debates no Brasil, o camarada Zakhar Popovyc tem reafirmado a atualidade do programa marxista revolucionário e da luta no Leste Europeu. Cabe a nós, no Brasil, reforçar a construção de laços entre os revolucionários de todo o mundo, construindo uma alternativa internacionalista como bandeira para a próxima vitória.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

   

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima quarta edição da Revista Movimento. Iniciando nossas publicações em 2022, preparamos uma edição com um dossiê de mulheres, organizado pelas mulheres do Movimento Esquerda Socialista (MES).