Sâmia Bomfim denuncia manobras regimentais para aprovação da PEC 15
samiabomfim

Sâmia Bomfim denuncia manobras regimentais para aprovação da PEC 15

Segundo parlamentar, regras da casa foram alteradas por pelo menos três vezes.

Tatiana Py Dutra 15 jul 2022, 09:33

Na quarta-feira (13), a Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a PEC 15 – também chamada de PEC Kamikaze. Trata-se de uma proposta eleitoreira do governo federal, com apoio dos partidos do Centrão, para ampliar benefícios sociais aos mais pobres, esperando que isso se reverta em votos.

A emenda à Constituição cria o “Estado de Emergência” no país, o que permitirá que o governo aumente o valor de programas sociais como o Auxílio Brasil e Vale Gás, algo proibido por lei em período eleitoral. A PEC gera R$ 41,2 bilhões em despesas fora do teto de gastos.

No caminho da aprovação PEC, houve outras flexibilizações excepcionais. A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) usou a tribuna da Câmara para denunciar manobras regimentais que garantiram a validação da medida desde a votação em primeiro turno, na terça-feira (11).

“Foram alteradas três vezes o regimento da Câmara, sempre para beneficiar a posição do senhor Arthur Lira. Sempre que percebiam que iam perder a votação, faziam nova modificação. Isso não pode acontecer, mudar as regras do jogo enquanto o jogo está acontecendo”, argumentou.

As manobras

A primeira manobra, segundo a parlamentar, foi durante a votação do mérito da PEC. Excepcionalmente, o regimento foi alterado para obrigar todos os deputados a ir a plenário para votar presencialmente. Isso fez com que vários deputados não conseguissem garantir seu voto e a posição que tinham.

“Mais grave do que isso foi o que aconteceu logo depois, quando se manteve o painel [de votação], quando o regimento é muito, muito explícito. Só pode ter manutenção do painel quando a sessão é suspensa por uma hora. [Mas] Foi de um dia para o outro e se manteve o painel. Foram feitas várias questões de ordem, mas mesmo assim, não se respeitou o regimento”, denunciou Sâmia.

A deputada ainda questionou a manobra que permitiu o incrível registro de presença à distância para a votação. “O deputado não precisa nem mais vir para a Câmara, podem registrar presença onde quer que esteja. Isso é muito grave não só para essa PEC, mas para qualquer projeto que venha a ser votado. Imagina, a pessoa não está nem aqui e pode registrar e votar de longe”, indignou-se.

”E sabe o que garante que elas vão votar a favor de qualquer matéria que o governo proponha? RP 9, orçamento secreto. Tem gente que está cheio de dinheiro do orçamento secreto para se silenciar diante dos desmandos do governo Bolsonaro e do senhor Arthur Lira”.

Sâmia denunciou que, a despeito do argumento de que a União não tinha recursos para garantir um Auxilio Brasil decente, mais de R$ 16 bilhões do orçamento público foram usados para garantir uma base parlamentar comprada ao governo Bolsonaro.

“Então é isso, muda-se o regimento ao bel prazer, se utiliza uma fatia imensa do orçamento para comprar base parlamentar e acham que a gente vai ficar em silêncio, que a gente não vai fazer nada? É claro que a gente vai apresentar uma obstrução. É isso o que está acontecendo enquanto o povo está passando fome: 33 milhões de pessoas estão passando fome nesse país e se faz esse tipo de patifaria no Congresso Nacional e esperam que a gente não reaja, que a gente não faça nada. Essa obstrução é o mínimo. É o mínimo de resposta que se pode dar. Estão fazendo politicagem em cima da miséria do povo, apresentando uma PEC meramente eleitoreira para enganar a população, aos 45 do segundo tempo, porque não se gosta do resultado das pesquisas eleitorais. A gente vota a favor da PEC, mas não sem denunciar os absurdos”, concluiu a deputada.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!