Deputadas do PSOL prestam solidariedade à Manuela D’Ávila
94E11B3F-E7B5-4A81-B72B-2B1DA4AAC892

Deputadas do PSOL prestam solidariedade à Manuela D’Ávila

Ex-candidata a presidência da República denunciou ameaças de morte e estupro que sofridas na internet. Crimes online afastam mulheres da política, apontam estudos.

Revista Movimento 2 ago 2022, 17:30

Cotada para disputar cargo eletivo nas eleições de 2022, a ex-deputada federal Manuela D´Ávila (PCdoB) declinou às indicações, justificando que não se sentia segura, em função das ameaças que ela e sua família sofrem há alguns anos. E apesar de não ocupar cargo público ocupado desde que deixou a Assembleia Legislativa do RS, em 2018 – para concorrer na chapa à presidência ao lado de Fernando Haddad, ela segue sendo perseguida.

Na segunda-feira (1º), Manuela tornou pública uma mostra da violência política implacável da qual é alvo. Ela postou um print em suas redes sociais de uma mensagem com ameaças abjetas de morte e de estupro contra ela, sua filha, de apenas seis anos, e sua mãe. O agressor ainda diz ter intenção de esquartejar Lula, pré-candidato à Presidência.

“Ser uma mulher pública no Brasil é ser ameaçada permanentemente (…) Ser mulher pública é ouvir de muitos que não aguentariam nem metade que tá tudo bem, que é assim mesmo. Como se fosse o preço a pagar por estar num lugar que não é o nosso, que não é pra nós”, comentou Manuela, na postagem.

O conteúdo das mensagens revoltou deputadas do MES/PSOL, que publicaram notas de apoio à ex-parlamentar e exigiram identificação e punição do autor.

“As ameaças a Manuela D’Ávila e sua filha, Laura, são horríveis, nojentas e revoltantes. Em nome do PSOL-RS expresso todo meu apoio e solidariedade diante desse tipo de ataque inaceitável. Força para Manuela e para toda a sua família!”, escreveu a deputada estadual e presidenta do PSOL-RS, Luciana Genro.

“Os ataques são repugnantes e inadmissíveis. Que a autoria seja investigada e os responsáveis punidos”, afirma a deputada federal Fernanda Melchionna.

“Solidariedade à Manuela D’Ávila, que novamente sofreu violência política de gênero, agora com sua filha exposta a comentários horríveis e que devem ser imediatamente investigados. Ser mulher na política não pode significar estar vulnerável ao machismo e a diversas violências! Basta!”, sustenta a deputada federal Vivi Reis, do PSOL-PA.

Violência de gênero afasta mulheres da política

Embora correspondam a 53% do eleitorado brasileiro, as mulheres ainda são sub-representadas na política. No ranking da ONU sobre representação política em mulheres em parlamentos, o Brasil figura em 140º lugar. Atualmente, elas ocupam 77 das 513 cadeiras da Câmara de Deputados, e apenas 12 das 81 vagas no Senado.

Além do desinteresse de certos partidos em reforçar seus quadros femininos, a sub-representação de mulheres e outras minorias em cargos de poder está relacionada ao ódio ao qual são alvos na internet. Para aquelas que se aventuram, sobreviver na vida pública vem com o ônus de ser ofendida pessoalmente por milícias digitais e nunca avaliada pelo trabalho político. Conforme o Instituto Monitora, as candidatas que concorreram na última eleição recebiam em média 40 xingamentos por dia – só na plataforma Twitter -, a maioria envolvendo moral e aparência física; e o Observatório de Violência Política Contra a Mulher que aponta que 44% das candidatas a cargos eletivos nas Eleições Municipais de 2020 foram vítimas de atos violentos.

Diretrizes para enfrentamento da violência política de gênero

A eleição de 2022 será a primeira no Brasil com uma lei de combate à violência política contra mulheres (Lei 14.192/2021) e, na noite de segunda (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) celebraram um acordo que estabelece diretrizes para atuação conjunta no enfrentamento dessa mazela.

“A Lei nº 14.192, de agosto de 2021, estabeleceu normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher, acrescentando o crime de violência política de gênero ao Código Eleitoral. E hoje estamos aqui justamente para firmar o protocolo para atuação conjunta do Tribunal Superior Eleitoral e da Procuradoria Geral Eleitoral no que diz respeito ao enfrentamento da violência política de gênero, para fins de priorização e definição de rotinas de investigação e processamento dos crimes previstos na lei 14.192/2021”, disse o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, na solenidade.

O protocolo firmado confere especial importância às declarações da vítima e aos elementos indicativos do crime eleitoral, e determina que qualquer pessoa que tenha conhecimento da existência da prática contra a mulher deve comunicar a ocorrência ao Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), ao juiz ou à juíza eleitoral e/ou à autoridade policial.

O termo ainda prevê que membro do MP Eleitoral que tome ciência de fato que possa caracterizar o crime atuará de ofício, independentemente de pedido ou iniciativa da parte interessada. Ao verificar a autenticidade das informações, a autoridade competente deverá priorizar a investigação criminal para delimitar a autoria e a materialidade do ilícito noticiado, entre outras providências.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão