Duas organizações da esquerda socialista mexicana se unem
WhatsApp-Image-2023-01-12-at-12.05.13

Duas organizações da esquerda socialista mexicana se unem

Unificação entre a CSR e a ONPP mexicanas representa um importante passo na reorganização dos revolucionários no país.

José Luis Hernández Ayala 12 jan 2023, 12:09

Via Rebelión

No próximo sábado, 28 de janeiro de 2023, surgirá uma nova organização política da esquerda socialista mexicana, como produto da unificação da militância da Organização Nacional do Poder Popular (ONPP) e da Coordenadora Socialista Revolucionária (CSR). Seu novo nome será definido no próprio congresso.

A história da esquerda socialista mexicana, nas últimas três décadas, tem sido mais uma de divisões ou unificações ilusórias que quase sempre terminam em novas divisões que desencorajam a militância e contribuem para o aprofundamento de sua atomização. Se por alguma circunstância estranha neste momento reuníssemos os militantes ou quadros de todas as organizações da esquerda socialista e comunista mexicana, dificilmente encheríamos um salão de 1.500 pessoas em um país com mais de 120 milhões de habitantes.

O denominador comum que explica o fracasso desses processos de unificação tem sido a falta de coerência política e ideológica das organizações, como resultado da falta de compreensão da situação política nacional e internacional; a ausência de acordos políticos estratégicos para a ação; de se inspirar por cúpulas em conversas de mesa de café, sem a participação das fileiras de suas organizações e do povo; a ausência de uma estrutura democrática leninista de funcionamento, o direito de tendências e a disciplina dos acordos majoritários; o eterno caudilhismo de suas lideranças e a intolerância e incapacidade de lidar com diferenças táticas e secundárias dentro das organizações e, além disso, e deve ser enfatizado, o enorme peso do oportunismo eleitoral que prevaleceu nas últimas décadas no coração da esquerda mexicana.

Nosso caso pretende ser diferente. Procuramos partir de acordos sólidos na caracterização da situação política nacional e de uma prática comum dentro dos movimentos sociais dos quais participamos. Embora não desdenhemos a participação eleitoral, não a tornamos o centro de nossa atividade. Temos procurado realizar discussões no nível das bases e não apenas entre nossas representações. Concordamos com a criação de uma organização marxista revolucionária de caráter democrático, internacionalista, anti-neoliberal, eco-socialista e feminista e, sobretudo, com a construção do poder popular nos diferentes setores sociais que fazem parte do povo mexicano.

Nossas grandes coincidências políticas estratégicas não excluem diferenças táticas, mas procuraremos resolvê-las em um marco democrático e respeitoso, entendendo que a construção de um partido revolucionário, com perfil leninista, requer uma enorme riqueza de debates para encontrar as melhores respostas para a grande diversidade de problemas que a luta de classes sempre colocará.

O processo de aproximação entre a ONPP e a CSR começou dentro da Organização Política do Povo e dos Trabalhadores (OPT), onde ambos os grupos tiveram uma série de coincidências desde 2012, e depois continuou com a formação de uma frente de organizações da esquerda socialista – após a derrota do bloco neoliberal no poder e a retumbante vitória de Andrés Manuel López Obrador em julho de 2018 – chamada Movimento de Unidade Socialista (MUS), assim como na luta pela renacionalização da indústria elétrica, na auditoria do pagamento da dívida pública e na luta pela organização independente e democrática dos trabalhadores do campo e da cidade. Temos em comum caracterizar o governo de Andrés Manuel López Obrador como um governo capitalista, de estilo bonapartista progressista, que, embora não rompa com o neoliberalismo, não é o mesmo que os partidos da direita neoliberal e assume políticas nacionalistas e heterodoxas em matéria social e econômica e mantém uma relativa autonomia em relação à oligarquia. Consequentemente, temos apoiado reformas progressivas tais como programas sociais ou a recuperação da soberania energética, mas criticamos sua política de continuar a pagar a dívida pública ilegítima ou a inconsistência na resolução de várias demandas e conflitos da classe trabalhadora.

Consideramos que a construção das MUS há três anos, em dezembro de 2019, foi um grande sucesso ao reunir a esquerda socialista mexicana, de modo que nossa nova organização não apenas manterá sua filiação dentro das MUS e nos outros espaços de frente que criamos, mas continuaremos nos esforçando para aprofundar e alcançar a mais ampla unidade da esquerda socialista mexicana, com o objetivo de formar uma ampla e poderosa organização política de massa capaz de influenciar o curso do país, tanto para liquidar o neoliberalismo quanto para estabelecer um novo regime democrático e proletário que lance as bases para a construção do socialismo.

Embora nossa origem ideológica venha de fontes diferentes do marxismo, isto não implica em nenhum impedimento à fusão. O mais importante é nosso acordo sobre o que fazer agora e dentro de uma perspectiva estratégica. Além disso, este tipo de fusão não é novidade. Em Portugal, o Bloco de Esquerda foi formado com sucesso como resultado da fusão de duas organizações de diferentes tendências, assim como a formação do Partido do Socialismo e da Liberdade (PSOL) no Brasil. Nas Filipinas, uma cisão do Partido Comunista, não-trotskista, aderiu à Quarta Internacional. Há mais exemplos. Portanto, considero que uma das tarefas da nova organização será a promoção de um movimento internacionalista da esquerda socialista revolucionária em todo o mundo e, em particular, na América Latina.

A unificação do ONPP e da CSR envolverá várias mudanças organizacionais no trabalho militante e social que realizamos. Um pouco mais de meia centena de membros da CSR se juntarão à nova organização, e a ONPP trará mais de uma centena. A ONPP continuará a existir como uma frente de organizações sociais nas quais participaremos, mas a nova organização política será formada pela militância conjunta de ambas as organizações.

Nossa nova organização permanecerá fiel aos princípios do marxismo. Na ausência de uma alternativa eco-socialista, baseada na auto-organização dos que estão na base, a máquina infernal do grande capital continuará a girar fora de controle em todo o planeta. Como internacionalistas e anticolonialistas, nossas esperanças são alimentadas pelas mobilizações feministas e contra a ditadura no Irã, pelas greves salariais na Grã-Bretanha, pelas manifestações pela democracia na China, pelas lutas sindicais e anti-racistas nos EUA e pela luta contra a nova ditadura no Peru.

Com a Quarta Internacional se manterá nossa adesão e estreita colaboração. Participaremos de suas reuniões, debates e atividades, mas a adesão individual não será obrigatória e procuraremos avançar na construção de uma internacional que una as forças marxistas revolucionárias de todo o mundo.

Em 2023 iniciaremos a construção de uma nova organização política com a esperança de nos reagruparmos em um único partido com todos aqueles que estão comprometidos com uma perspectiva socialista, não somos uma esquerda administrando o sistema. Procuramos ser uma organização convencida de que não podemos acabar com a exploração, a opressão e a destruição dos ecossistemas sem superar o capitalismo neoliberal e predatório e sem uma transformação revolucionária da sociedade. Procuramos criar uma organização em diálogo e debate, sem sectarismos, com outras correntes do movimento social. Estamos abertos à integração de novas organizações e filiações individuais. Queremos que nossa unificação seja um ponto de partida e não um fim em si mesma. É por isso que este projeto é mais relevante do que nunca. Hoje procuramos renovar o fio condutor da construção de um partido útil aos explorados e oprimidos.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão