Executiva Nacional do PSOL declara: “Todo apoio ao povo peruano!”
327738971_1455019091690290_7362122460888190820_n

Executiva Nacional do PSOL declara: “Todo apoio ao povo peruano!”

Leia a resolução de solidariedade ao povo peruano aprovada pela Executiva Nacional do do partido.

Executiva Nacional do PSOL 27 jan 2023, 19:25

Desde a destituição e prisão do presidente eleito Pedro Castillo pelo Congresso Nacional no último dezembro, o Peru mergulhou numa sanguinolenta espiral de violência, que até agora já totalizou mais de 50 mortes e 300 feridos em manifestações populares.

A vice Dina Boluarte, tendo assumido a presidência, ordenou uma repressão violenta contra as manifestações que exigem sua renúncia e dos congressistas, liberdade para Castillo, seguidas de eleições gerais para a Presidência e o Congresso Nacional, ainda em 2023, além da abertura de um processo rumo à uma Assembleia Constituinte. Dina é responsável pelo verdadeiro massacre contra os manifestantes.

Apesar da violência, o povo segue se manifestando em corajosas marchas e manifestações expressando todo seu repúdio ao golpe e à repressão. A Marcha dos 4 suyos, evocando a tradição de luta histórica do povo peruano, chegou a Lima em 19/01, culminando numa grande greve geral que nacionalizou o processo de luta.

O governo respondeu com mais repressão: invadiu com tanques a Universidade de San Marcos, prendendo 200 ativistas e estudantes; enviou as tropas do exército para a região de Puno.

O PSOL se solidariza com o povo peruano e se soma aos pedidos internacionais de fim da repressão e liberdade aos presos políticos. Chega de massacres, nenhum morto mais! Nossa bancada parlamentar se posicionou e ainda questionou a comercialização de armas para o Peru, onde nosso país exporta munições e bombas para a repressão dos manifestantes.
Entendemos que o governo brasileiro , com a autoridade que tem, deve se pronunciar sobre a crise peruana, tal como fizeram os governos de Honduras, Colômbia, México, Bolívia e Chile. Seria necessário a ruptura das relações com a ditadura de Boluarte, como gesto para o conjunto dos povos do continente.

O PSOL também apoia as reivindicações populares de eleições gerais para a presidência e o Congresso, em 2023 e a abertura de um processo para eleição de uma Assembleia Nacional Constituinte. O povo peruano merece solidariedade e apoio!

Executiva Nacional do PSOL, 27 de janeiro de 2023.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão