Virtudes revolucionárias que inspiram. Uma singela homenagem a Nahuel Moreno
Moreno

Virtudes revolucionárias que inspiram. Uma singela homenagem a Nahuel Moreno

Uma homenagem ao aniversário de nascimento do comunista argentino Nahuel Moreno, principal dirigente trotskista latinoamericano do século XX.

Ruan Debian 13 abr 2023, 13:31

Foto: Marxists.org

No decurso da história, inúmeros foram os combatentes revolucionários que, ao se doarem inteiramente à luta comunista, puderam experimentar “a maior das felicidades, a consciência de participar da construção de um futuro melhor, de levar sobre nossas costas uma partícula do destino da humanidade e de não viver em vão.”1 Apenas para citar alguns, como Karl Marx; Friedrich Engels; Mary Burns; Eleanor Marx; os líderes da Revolução Russa Lenin e Trotksy; Rosa Luxemburgo; Gramsci; Clara Zetkin; os Panteras Negras; Pedro Fuentes e, apesar das contradições, Che Guevara e Fidel Castro.

Todavia, dessa extensa lista, um nome jamais poderá faltar, referimos a um dos maiores dirigentes trotskistas, quiçá o maior, Hugo Miguel Bressano Capacete, mais conhecido com Nahuel Moreno.

Não objetivando fazer uma biografia desse inesquecível combatente neste texto, mas apenas rende-lhe, que apesar de singela, à mais sincera homenagem.

Vindo ao Mundo no porvir do outono argentino, no dia 24 de abril de 1924, aquele recém nascido se tornaria uma das maiores referências do movimento de massa após a 2° Grande Guerra. Dentre tantas, gostaria de destacar duas virtudes: a paixão pelo socialismo e o respeito a todos e todas que se dedicavam à revolução – mesmo aqueles que recorressem a outras táticas e destoassem de sua forma pensar.

Para ilustrar a primeira qualidade, rememoramos a dedicação que Moreno empenhou em retirar o trotskismo do campo teórico, que apenas era discutido em longas reuniões efetuadas nos bares das noites argentinas, e levá-lo para a prática, ou seja, para o seio da classe trabalhadora. A primeira experienciação ocorreu em janeiro de 1945 na greve do frigorífico Anglo-Ciabasa, localizado em Avellaneda e que era o maior do país, quando o Grupo Operário Marxista (GOM) – organização fundada por Moreno em 1944 – ajudou significamente aproximadamente 15 mil operários a lutarem pelos seus direitos, sem interferir na linha política dada pelas lideranças das fábricas.

Essa atitude do GOM marca toda tradição trotskista-morenista desde então, dito de outro modo, tornou-se como método estar com o povo em suas necessidades e, dessa maneira, ajudá-los a atuarem para conquista de seus objetivos. Jamais, esta é uma lição valorosa, devemos burocratizar as lutas das massas ou nos apresentarmos como ditos salvadores do povo. Foi com essa ética revolucionária, somada à simplicidade e a paixão pelo ideal demonstrada pelos militantes liderados por Moreno – também conhecido como o Tigre -, que parte considerável das lideranças e dos trabalhadores que se rebelaram aderiram ao GOM, passando a reivindicar a luta socialista.

A outra virtude supracitada pode ser apreciada no respeito das divergências teóricas travadas durante décadas entre Moreno e Mandel. Este, que no último dia 5 abril foi comemorado o centenário de seu nascimento, quando informado do falecimento de Moreno, demonstrou em suas palavras de condolência todo respeito que detinha ao camarada Nahuel. Hugo Blanco, militante histórico que se destacou nas lutas camponesas nos anos 1960 no Peru, apesar de romper com Moreno em determinado momento, sempre o considerou um grande mestre.

Obviamente que tais reconhecimentos são frutos de muita integridade revolucionária, da qual Moreno era portador. Muitos outros exemplos poderiam ser citados, mas não delonguemos muito. O que interessa refletir é que neste mês, Nahuel Moreno faria 99 anos de idade. Os seus ensinamentos influenciaram gerações e gerações de militantes em várias parte do planeta Terra e nós, do Movimento Esquerda Socialista (MES), através da mobilização permanente, temos orgulho de dá continuidade ao seu legado na luta pela revolução socialista, que um dia, de uma vez por todas, inaugurará a nova era gloriosa para toda humanidade!

À Nahuel Moreno, nossos mais sinceros agradecimentos!

Referências: https://www.marxists.org/espanol/moreno/biografia.htm

1 Discurso de Leon Trotsky gravado para a Conferência fundacional da IV Internacional.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão