Fernanda Melchionna faz sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre 
FernandaMelchionna

Fernanda Melchionna faz sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre 

Em “Tudo isso é feminismo?”, autora combate o apagamento histórico e cultural das mulheres. Lançamento será em 11 de novembro

Redação da Revista Movimento 3 nov 2023, 12:24

Foto: Divulgação

“Tudo isso é feminismo? – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia da bibliotecária, militante e atual deputada federal pelo PSOL do Rio Grande do Sul, Fernanda Melchionna, no universo do livro.

A partir da experiência de anos da autora em debates sobre gênero, feminismo e políticas públicas nos mais diferentes espaços sociais, culturais e midiáticos, ela dedicou esforços e pesquisas para trabalhar a história de luta por direitos das mulheres sob uma perspectiva classista, histórica e de combate às opressões. Publicada pela Editora de Cultura como parte da Coleção Inquietações Contemporâneas – dirigida pelos acadêmicos Caio Riter e Diego Pautasso -, a obra será lançada na Feira do Livro de Porto Alegre/RS, no dia 11 de novembro, a partir das 19h.

Feminismo com experiência e pesquisa

Desbravar a história não contada das mulheres e de suas reivindicações faz parte da trajetória de ativismo da deputada, que agora salta dos discursos em diferentes ambientes sociais, políticos e culturais para o livro impresso, que inclui aprofundamento de pesquisas e descoberta de novas referências. Essas aparecem no capítulo “Saber mais”, no final do livro, onde Fernanda, generosamente, compartilha suas fontes com os leitores e as leitoras, pois considera seu trabalho um convite para o aprofundamento da sociedade no assunto, um dos mais destacados no mundo contemporâneo. 

“Penso neste livro como uma narrativa que busca desnaturalizar o apagamento das mulheres da História, de suas várias lutas e dos desafios enfrentados em tempos passados. E tem como objetivo ajudar a pensar as lutas do presente e a conquistar novos futuros”, afirma a autora.

Entre as obras citadas como referências para a escrita do ensaio “Tudo isso é feminismo? – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres”, estão autoras que abordam as questões femininas na teoria e na prática, como a estadunidense bell hooks e a italiana Silvia Federici, ao lado das brasileiras Heloisa Buarque de Holanda, Sueli Carneiro entre outras.

Confira um trecho do livro: 

“Se as mulheres sentem mais as opressões e explorações de um modelo (capitalista) que tem condenado o futuro da humanidade, também pode nascer de nós um novo caminho. Sem modelos acabados, mas com a convicção de que é a luta que muda a vida e de que a saída é coletiva. Lutem como uma mulher!”

Compre no site da Editora de Cultura.

Serviço
O que: lançamento do livro “Tudo isso é feminismo? Uma visão sobre histórias, lutas e mulheres”
Quando: 11/11, às 19h
Onde: Feira do Livro de Porto Alegre, na Sessão de Autógrafos
Autora: Fernanda Melchionna
Editora: Editora de Cultura


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi