Argentina | O governo em seu labirinto
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Argentina | O governo em seu labirinto

A situação econômica da Argentina se deteriora diante das profundas medidas neoliberais de Milei

Eduardo Lucita 21 mar 2024, 10:47

Foto: Leandro Blanco/Télam

O setor financeiro comemora sem pudor enquanto a chamada economia real afunda em uma profunda recessão com as consequências sociais previsíveis. A incerteza domina o cenário.
Ao completar seus primeiros 100 dias de mandato, o governo comemorou que, pelo segundo mês consecutivo, conseguiu um superávit fiscal, que a inflação está caindo, que a taxa de câmbio permanece estável e que continua acumulando reservas. Os “mercados” também estão comemorando (títulos e ações em alta, menor risco-país). De acordo com eles, a preocupação agora é a economia real.

Muitos analistas e, aparentemente, também o governo adotaram essa vulgata analítica, imposta por anos de neoliberalismo, que separa a economia financeira da economia produtiva. Trata-se de uma simples manobra diversionista (1), a economia é uma só e a forte queda na atividade econômica não é independente da política de emissão monetária zero e do ajuste em curso que, por sua magnitude, velocidade e insensibilidade social, é historicamente sem precedentes.

Gastos e receitas

Até agora, toda a política do governo girou em torno de zerar a emissão monetária. Assim, o déficit fiscal está no centro de suas preocupações, e o restante das variáveis (taxa de juros, taxa de câmbio e regime cambial) está alinhada com esse objetivo. Se considerarmos 24 de janeiro em relação a 23 de janeiro, podemos ver que os gastos sociais caíram quase 30% em relação ao ano anterior, as obras públicas caíram 80% e as transferências para as províncias caíram 83%. Além disso, há vencimentos que não foram pagos e o que parece ser uma economia nos gastos é, na realidade, um adiamento de uma dívida que terá de ser paga em algum momento.

As receitas de exportação aumentaram em mais de 120% como resultado da desvalorização, enquanto as derivadas da atividade econômica caíram em mais de 11%.

Ainda não há dados desagregados para fevereiro, mas sabemos que o superávit fiscal foi 40% menor do que em janeiro. Isso porque a maior parte do ajuste em janeiro é resultado do impacto da inflação sobre os itens do orçamento de 2023, que foi prorrogado sem atualização. Nada além do efeito liquidificador. Isso levanta a questão de saber se os superávits alcançados são sustentáveis ao longo do tempo. Ainda mais quando o objetivo explicitamente declarado pelo Presidente Milei nos 10 pontos do Pacto de Maio é que os gastos públicos não devem exceder 25% do PIB.

A inflação está desacelerando?

Uma tendência de queda na inflação também está sendo comemorada. Deve-se ter em mente que a macrodesvalorização em dezembro desencadeou um surto inflacionário de 25%. A partir de então, iniciou-se uma desaceleração dos aumentos, atingindo 13,2% em fevereiro, o que é da ordem do IPC de novembro passado (12,8). Existe um novo equilíbrio de preços ainda não foi concluído. Faltam os aumentos nas tarifas de serviços públicos (energia e transporte), que terão impacto sobre o chamado “núcleo da inflação” e lançam dúvidas sobre o índice futuro para março e se o dígito desejado em abril será alcançado. O controle da inflação está ancorado na taxa de câmbio, mas o aumento dos preços poderia pressionar por uma nova desvalorização que impulsionaria a inflação novamente e… um novo ajuste. Dizem que há inconsistências no programa.

Atividade econômica

Todos concordam. A queda na atividade é maior do que a estimada no início do governo. Em apenas três meses, os salários caíram 20% – o salário médio dos trabalhadores formais pela primeira vez ultrapassou a linha da pobreza – e as aposentadorias 30%, as vendas despencaram para níveis pandêmicos, o crédito é quase inexistente. Esperava-se que março e abril fossem os meses mais difíceis, mas essa premonição agora mudou para maio-junho e levanta dúvidas sobre quando as regulamentações (cepo) poderão ser suspensas, uma condição imposta pelo presidente para recuperar a atividade. Além disso, o quanto isso afetará a arrecadação de receitas, o que, por sua vez, colocaria em risco o déficit fiscal zero.

Se até recentemente se pensava que a recuperação teria a forma de um “V”, com uma queda rápida e uma recuperação rápida, agora se pensa que terá a forma de um “U”, com uma barriga prolongada. Tudo indica que, ao contrário das garantias do presidente, a recuperação será lenta e muito heterogênea por setor, uma vez que as exportações têm pouco impacto sobre o restante da economia e os investimentos, se vierem, não o farão até que a sustentabilidade de um programa de estabilização da economia seja garantida, o que, por enquanto, não é visível. Só resta o mercado interno, que depende do controle da inflação e da recuperação dos salários, pensões e rendas populares, mas isso faz parte do ajuste… Enquanto o ministro Caputo implora ao FMI um novo endividamento de 15 bilhões de dólares.

A paciência social

Nesse meio tempo, a fome e o drama social estão se espalhando como uma mancha de óleo, e a mobilização dos movimentos sociais desta semana é testemunha disso. Enquanto isso, milhares de demissões estatais estão sendo preparadas e muitas PMEs já estão no limite. A agitação sindical aumentou em 40% no último ano e as condições para uma greve geral com forte conteúdo político estão sendo prenunciadas. O governo tem acumulado derrotas parlamentares e disputas de poder com governadores e dentro de sua própria força política. Diante de um governo que nega a ditadura, que recria aquele programa econômico e que caminha para o autoritarismo (2), este 24 de março não será apenas mais um aniversário, mas o momento de mostrar as reservas democráticas que se aninham em nossa sociedade.

De acordo com várias pesquisas, 80% dos entrevistados acham que sua situação econômica é ruim, enquanto, ao mesmo tempo, 50% têm expectativas de melhora.

Tudo poderia ser resolvido nos próximos 100 dias.

Notas

(1) Como a separação do déficit fiscal primário do déficit total, que inclui o pagamento de juros sobre a dívida. Em sua concepção, o déficit primário pode ser resolvido por meio de ajustes, enquanto para o FMI os juros não podem ser ajustados, devem ser pagos, não importa o que aconteça.

(2) O comunicado do CELS define claramente: “O discurso oficial retoma e ressignifica os valores norteadores da ditadura: rompimento dos laços sociais, organização e mobilização, repressão à dissidência, direitos humanos, proteção do Estado, mudança do regime econômico. A ideia de que é necessário ceder direitos e institucionalidade democrática para que alguém imponha a ordem”.


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