Fábio Felix lança abaixo assinado para ampliar o Tarifa Zero no DF
A partir de março, isenção será concedida em domingos e feriados. Objetivo de campanha é zerar a tarifa em todos os dias da semana
Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) lançou, na última sexta-feira (14), uma campanha virtual para recolher assinaturas e ampliar a Tarifa Zero no Distrito Federal, que valerá a partir de 1º de março aos domingos e feriados, de acordo com comunicado realizado ontem pelo governador Ibaneis Rocha.
Para o parlamentar, a medida, que vale para ônibus e metrô, é uma vitória dos movimentos sociais e da pressão de mandatos de esquerda que sempre defenderam a Tarifa Zero.
“Desde 2019 luto por isso. Quando Ibaneis tentou acabar com a lei do passe livre, foi o nosso mandato que se somou à juventude para defender esse direito histórico, lutando na Justiça e na Câmara Legislativa para garantir a gratuidade no transporte para estudantes”, frisou. “Também fomos um dos pioneiros no debate sobre a viabilidade da tarifa zero. Somente em 2024, o GDF repassou R$ 1,923 bilhão para as empresas de transporte”, acrescentou Fábio Felix.
O abaixo-assinado pretende recolher assinaturas da sociedade civil para pressionar o GDF a ampliar a Tarifa Zero para todos os dias da semana.
“O transporte é um direito social garantido pela Constituição Federal. A população brasiliense precisa de facilidades para se deslocar ao trabalho e acessar serviços públicos de saúde, educação, esporte, além de ter direito à cultura e ao lazer”, explica o deputado.
Segundo o distrital, “existem vários estudos que corroboram que é possível, do ponto de vista econômico, implementar 100% de gratuidade no transporte público no DF, por tanto, seguimos em luta por isso”.