Fábio Felix lança abaixo assinado para ampliar o Tarifa Zero no DF
Tarifa Zero

Fábio Felix lança abaixo assinado para ampliar o Tarifa Zero no DF

A partir de março, isenção será concedida em domingos e feriados. Objetivo de campanha é zerar a tarifa em todos os dias da semana

Mandato Fábio Felix 17 fev 2025, 08:36

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) lançou, na última sexta-feira (14), uma campanha virtual para recolher assinaturas e ampliar a Tarifa Zero no Distrito Federal, que valerá a partir de 1º de março aos domingos e feriados, de acordo com comunicado realizado ontem pelo governador Ibaneis Rocha.

Para o parlamentar, a medida, que vale para ônibus e metrô, é uma vitória dos movimentos sociais e da pressão de mandatos de esquerda que sempre defenderam a Tarifa Zero. 

“Desde 2019 luto por isso. Quando Ibaneis tentou acabar com a lei do passe livre, foi o nosso mandato que se somou à juventude para defender esse direito histórico, lutando na Justiça e na Câmara Legislativa para garantir a gratuidade no transporte para estudantes”, frisou. “Também fomos um dos pioneiros no debate sobre a viabilidade da tarifa zero. Somente em 2024, o GDF repassou R$ 1,923 bilhão para as empresas de transporte”, acrescentou Fábio Felix.

O abaixo-assinado pretende recolher assinaturas da sociedade civil para pressionar o GDF a ampliar a Tarifa Zero para todos os dias da semana.

“O transporte é um direito social garantido pela Constituição Federal. A população brasiliense precisa de facilidades para se deslocar ao trabalho e acessar serviços públicos de saúde, educação, esporte, além de ter direito à cultura e ao lazer”, explica o deputado.

Segundo o distrital, “existem vários estudos que corroboram que é possível, do ponto de vista econômico, implementar 100% de gratuidade no transporte público no DF, por tanto, seguimos em luta por isso”.


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 14 fev 2025

O PSOL precisa defender a mudança de rumos na economia

A ruptura com o receituário econômico neoliberal do governo Lula é essencial para combater a extrema direita
O PSOL precisa defender a mudança de rumos na economia
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"