Fábio Felix lança abaixo assinado para ampliar o Tarifa Zero no DF
Tarifa Zero

Fábio Felix lança abaixo assinado para ampliar o Tarifa Zero no DF

A partir de março, isenção será concedida em domingos e feriados. Objetivo de campanha é zerar a tarifa em todos os dias da semana

Mandato Fábio Felix 17 fev 2025, 08:36

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) lançou, na última sexta-feira (14), uma campanha virtual para recolher assinaturas e ampliar a Tarifa Zero no Distrito Federal, que valerá a partir de 1º de março aos domingos e feriados, de acordo com comunicado realizado ontem pelo governador Ibaneis Rocha.

Para o parlamentar, a medida, que vale para ônibus e metrô, é uma vitória dos movimentos sociais e da pressão de mandatos de esquerda que sempre defenderam a Tarifa Zero. 

“Desde 2019 luto por isso. Quando Ibaneis tentou acabar com a lei do passe livre, foi o nosso mandato que se somou à juventude para defender esse direito histórico, lutando na Justiça e na Câmara Legislativa para garantir a gratuidade no transporte para estudantes”, frisou. “Também fomos um dos pioneiros no debate sobre a viabilidade da tarifa zero. Somente em 2024, o GDF repassou R$ 1,923 bilhão para as empresas de transporte”, acrescentou Fábio Felix.

O abaixo-assinado pretende recolher assinaturas da sociedade civil para pressionar o GDF a ampliar a Tarifa Zero para todos os dias da semana.

“O transporte é um direito social garantido pela Constituição Federal. A população brasiliense precisa de facilidades para se deslocar ao trabalho e acessar serviços públicos de saúde, educação, esporte, além de ter direito à cultura e ao lazer”, explica o deputado.

Segundo o distrital, “existem vários estudos que corroboram que é possível, do ponto de vista econômico, implementar 100% de gratuidade no transporte público no DF, por tanto, seguimos em luta por isso”.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores