Deputadas denunciam secretário de Cultura de Canoas por intolerância religiosa, racismo e abuso de poder
intolerância

Deputadas denunciam secretário de Cultura de Canoas por intolerância religiosa, racismo e abuso de poder

Titular da pasta proibiu que as escolas de samba locais apresentassem enredos abordando temas relacionados a religiões de matriz africana, negritude e a comunidade LGBTQIA+

Mandato Fernanda Melchionna 4 mar 2025, 08:00

Foto: Freepik

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) acionou a Procuradoria de Justiça do Rio Grande do Sul solicitando que se abra uma investigação contra o secretário de Cultura e Turismo do município de Canoas, Wolmar Pinheiro Neto, por intolerância religiosa, racismo e abuso de poder. A ação também é assinada pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS), pelo presidente do PSOL Canoas, Almiro Rodrigo Gehrat, e pelo vice-presidente da Associação das Escolas de Samba de Canoas (Aesc), Daniel Scott Azeredo.

A Aesc denunciou que, em uma reunião com a Secretaria de Cultura e Turismo sobre os desfiles das escolas de samba, realizados sem recursos públicos, o titular da pasta teria informado que estava terminantemente proibido que as escolas de samba locais apresentassem enredos abordando temas relacionados a religiões de matriz africana, negritude e a comunidade LGBTQIA+. Este tipo de veto configura violação dos direitos de liberdade de expressão e manifestação artistica, liberdade religiosa, e viola os princípios da igualdade racial e combate ao racismo e da proibição de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Além disso, a representação também aponta abuso de poder.

A Fenasamba também formalizou uma denúncia pública alegando que a medida da secretaria configurava censura e violava a liberdade de expressão artística e cultural, além de desrespeitar a valorzação das culturas afro-brasileiras e LGBTQIA+.

“As ‘proibições’ que o secretário de Cultura de Canoas teria aplicado às escolas de samba são, na verdade, atos criminosos de racismo, intolerância religiosa, homofobia e abuso de poder. O Carnaval é uma manifestação popular artística que reflete a diversidade e a realidade do povo, é inadmissível que haja veto ou proibição sobre as temáticas abordadas pelas escolas. Queremos que haja uma investigação séria sobre a conduta do secretário”, afirma Fernanda.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores