Lançamento do site da Revista Movimento é acompanhado de debate sobre crise brasileira
O debate Elaborar estratégias num Brasil em crise lançou a quinta edição da Revista Movimento, o site e o Espaço Movimento em São Paulo.
Em noite de lançamento do site movimentorevista.com.br e da quinta edição da Revista Movimento, promovemos na última terça-feira 11 de julho o debate Elaborar estratégias num Brasil em crise com Ella Mahony, Daniela Mussi, Plínio de Arruda Sampaio Jr e Thiago Aguiar. A noite foi marcada ainda pela inauguração do Espaço Movimento que, a partir de hoje, passa a ser a sede de nossa revista no bairro da Barra Funda em São Paulo.
A atividade, transmitida em tempo real pela página da Revista Movimento no Facebook, contou com a participação de cerca de cem pessoas. Depois de uma homenagem a Plínio de Arruda Sampaio (1930-2014) — presidenciável pelo PSOL em 2010 e referência histórica da esquerda brasileira –, os debatedores expuseram suas caracterizações sobre conjuntura brasileira e as possíveis alternativas à esquerda para a crise que atravessa o país.
De uma perspectiva internacionalista, a estadunidense Ella Mahony, editora da revista Jacobin Magazine, ressaltou consequências do fenômeno Trump para o restante do mundo. Além disso, sua intervenção avançou sobre os efeitos da íntima relação estabelecida entre governantes e empresas capitalistas nas sociedades contemporâneas.
Já o economista Plínio de Arruda Sampaio Jr. sintetizou algumas das ideias principais de seu novo livro Crônica de uma Crise Anunciada: Crítica à economia política de Lula e Dilma (SG-Amarante Editorial), um instigante olhar sobre o processo de reversão neocolonial que o país atravessa nas últimas décadas. O professor do IE-Unicamp antecipou algumas das reflexões melhor aprofundadas na entrevista concedida ao último número da Revista Movimento.
A cientista política Daniela Mussi contribuiu com o debate, ressaltando o surgimento de uma nova geração de ativistas no feminismo e na juventude. Em relação à necessidade da esquerda socialista possuir seus próprios canais de divulgação de ideias, Mussi relatou sua experiência à frente da Revista Outubro, publicação da qual é editora. Este também foi o tema da exposição do sociólogo Thiago Aguiar, diretor da Revista Movimento, ao apresentar o projeto editorial de movimentorevista.com.br, cujas funcionalidades foram explicadas pelo Tiago Madeira, com menção ao projeto visual elaborado pela designer Adria Meira.
O site nasce com o intuito de dar suporte às publicações impressas da revista, constituindo um portal de divulgação de ideias da esquerda socialista brasileira. As edições trimestrais da Revista Movimento refinam os debates da conjuntura e e trazem uma reflexão teórica com o intuito de dar suporte à ação dos socialistas no Brasil. Ampliando o alcance e complementando a divulgação impressa, o site movimentorevista.com.br pretende servir como um canal permanente interativo de discussão das ideias de esquerda. O site contará com artigos diários sobre temas candentes da política brasileira e internacional, bem como de assuntos adjacentes. Por meio de traduções inéditas que serão publicadas no site, os socialistas brasileiros poderão ter acesso a material crítico produzido no exterior.
Com o site no ar, a Revista Movimento adentra o segundo semestre de 2017 munida das armas da crítica para enfrentar o terreno político marcado pelos escombros de um país que ruiu nas mãos de políticos corruptos. Com sua sede inaugurada, a Revista pretende usar o número 58 da Rua Parintins como local de promoção de círculos de leituras, grupos de estudo e painéis semelhantes a este promovido na noite de ontem em São Paulo.