Lançamento do site da Revista Movimento é acompanhado de debate sobre crise brasileira

O debate Elaborar estratégias num Brasil em crise lançou a quinta edição da Revista Movimento, o site e o Espaço Movimento em São Paulo.

Charles Rosa e Pedro Micussi 12 jul 2017, 16:37

Em noite de lançamento do site movimentorevista.com.br e da quinta edição da Revista Movimento, promovemos na última terça-feira 11 de julho o debate Elaborar estratégias num Brasil em crise com Ella Mahony, Daniela Mussi, Plínio de Arruda Sampaio Jr e Thiago Aguiar. A noite foi marcada ainda pela inauguração do Espaço Movimento que, a partir de hoje, passa a ser a sede de nossa revista no bairro da Barra Funda em São Paulo.

A atividade, transmitida em tempo real pela página da Revista Movimento no Facebook, contou com a participação de cerca de cem pessoas. Depois de uma homenagem a Plínio de Arruda Sampaio (1930-2014) — presidenciável pelo PSOL em 2010 e referência histórica da esquerda brasileira –, os debatedores expuseram suas caracterizações sobre conjuntura brasileira e as possíveis alternativas à esquerda para a crise que atravessa o país.

De uma perspectiva internacionalista, a estadunidense Ella Mahony, editora da revista Jacobin Magazine, ressaltou consequências do fenômeno Trump para o restante do mundo. Além disso, sua intervenção avançou sobre os efeitos da íntima relação estabelecida entre governantes e empresas capitalistas nas sociedades contemporâneas.

Já o economista Plínio de Arruda Sampaio Jr. sintetizou algumas das ideias principais de seu novo livro Crônica de uma Crise Anunciada: Crítica à economia política de Lula e Dilma (SG-Amarante Editorial), um instigante olhar sobre o processo de reversão neocolonial que o país atravessa nas últimas décadas. O professor do IE-Unicamp antecipou algumas das reflexões melhor aprofundadas na entrevista concedida ao último número da Revista Movimento.

A cientista política Daniela Mussi contribuiu com o debate, ressaltando o surgimento de uma nova geração de ativistas no feminismo e na juventude. Em relação à necessidade da esquerda socialista possuir seus próprios canais de divulgação de ideias, Mussi relatou sua experiência à frente da Revista Outubro, publicação da qual é editora. Este também foi o tema da exposição do sociólogo Thiago Aguiar, diretor da Revista Movimento, ao apresentar o projeto editorial de movimentorevista.com.br, cujas funcionalidades foram explicadas pelo Tiago Madeira, com menção ao projeto visual elaborado pela designer Adria Meira.

O site nasce com o intuito de dar suporte às publicações impressas da revista, constituindo um portal de divulgação de ideias da esquerda socialista brasileira. As edições trimestrais da Revista Movimento refinam os debates da conjuntura e e trazem uma reflexão teórica com o intuito de dar suporte à ação dos socialistas no Brasil. Ampliando o alcance e complementando a divulgação impressa, o site movimentorevista.com.br pretende servir como um canal permanente interativo de discussão das ideias de esquerda. O site contará com artigos diários sobre temas candentes da política brasileira e internacional, bem como de assuntos adjacentes. Por meio de traduções inéditas que serão publicadas no site, os socialistas brasileiros poderão ter acesso a material crítico produzido no exterior.

Com o site no ar, a Revista Movimento adentra o segundo semestre de 2017 munida das armas da crítica para enfrentar o terreno político marcado pelos escombros de um país que ruiu nas mãos de políticos corruptos. Com sua sede inaugurada, a Revista pretende usar o número 58 da Rua Parintins como local de promoção de círculos de leituras, grupos de estudo e painéis semelhantes a este promovido na noite de ontem em São Paulo.


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"