Revista Movimento Movimento (100 anos da Revolução Russa) Movimento (100 anos da Revolução Russa): crítica, teoria e ação

“Sinfonia das Sirenes”, de Arseni Avraamov

Nesta peça, Avraamov antecipa uma série de procedimentos composicionais da música eletroacústica dos anos 30 e 40 da Alemanha e da França.

"Ornamental Soundtracks", Arseni Avraamov, 1930
"Ornamental Soundtracks", Arseni Avraamov, 1930

Em celebração à Revolução Russa e o que de melhor ela nos logrou em termos políticos, sociais e culturais, compartilhamos hoje a obra “Sinfonia das Sirenes”, de 1922, do compositor russo Arseni Avraamov. Trata-se de uma peça emblemática do que foi a música de invenção da vanguarda russa, inicialmente engajada no processo revolucionário de 1917 e então abafada pelo stalinismo.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Na quinta edição da Revista Movimento, trazemos ao público um especial sobre a crise brasileira. Nele, publicamos longa entrevista com o economista Plinio Sampaio Jr., que oferece instigante diagnóstico do fracasso da política econômica conduzida pelos governos do PT. Fecham a seção dois artigos sobre o poder das corporações no capitalismo global e a teia corrupta que estabelecem com Estados e governos. Um conjunto de artigos sobre a situação internacional aborda as dificuldades enfrentadas pelo governo Trump, a crise na Venezuela e o avanço das lutas no Peru.

Abaporu

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista