Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

“Sinfonia das Sirenes”, de Arseni Avraamov

Nesta peça, Avraamov antecipa uma série de procedimentos composicionais da música eletroacústica dos anos 30 e 40 da Alemanha e da França.

"Ornamental Soundtracks", Arseni Avraamov, 1930
"Ornamental Soundtracks", Arseni Avraamov, 1930

Em celebração à Revolução Russa e o que de melhor ela nos logrou em termos políticos, sociais e culturais, compartilhamos hoje a obra “Sinfonia das Sirenes”, de 1922, do compositor russo Arseni Avraamov. Trata-se de uma peça emblemática do que foi a música de invenção da vanguarda russa, inicialmente engajada no processo revolucionário de 1917 e então abafada pelo stalinismo.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista