Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

“Sinfonia das Sirenes”, de Arseni Avraamov

Nesta peça, Avraamov antecipa uma série de procedimentos composicionais da música eletroacústica dos anos 30 e 40 da Alemanha e da França.

"Ornamental Soundtracks", Arseni Avraamov, 1930
"Ornamental Soundtracks", Arseni Avraamov, 1930

Em celebração à Revolução Russa e o que de melhor ela nos logrou em termos políticos, sociais e culturais, compartilhamos hoje a obra “Sinfonia das Sirenes”, de 1922, do compositor russo Arseni Avraamov. Trata-se de uma peça emblemática do que foi a música de invenção da vanguarda russa, inicialmente engajada no processo revolucionário de 1917 e então abafada pelo stalinismo.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista