Ato em São Paulo presta solidariedade ao povo curdo

O PSOL esteve presente em ato de solidariedade ao povo curdo diante do Consulado Geral da Turquia.

Israel Dutra 7 fev 2018, 15:18

O secretário de Relações Internacionais do PSOL, Israel Dutra, acompanhado de um grupo de militantes do partido, participou, nesta quinta-feira (05), de um ato em solidariedade ao povo curdo, na Praça Califórnia, em São Paulo. A manifestação, que ocorreu em frente ao Consulado Geral da Turquia, fez parte de um ato internacional de solidariedade, realizado em vários países.

O objetivo foi denunciar a perseguição sistemática perpetrada pelo governo do ditador turco Recep Tayyip Erdogan contra o povo curdo e a brutal e covarde agressão resultado do bombardeio, nos dias 20 e 21 de janeiro, à cidade de Afrin, no norte da Síria, pela aviação turca. O ataque vitimou seis civis, um combatente da YPG (Unidades em defesa do povo) e duas combatentes da YPJ (Unidades de defesa da Mulher), além de também atacar o campo de refugiados de Rubar.

Durante o ato, uma base móvel da Polícia Militar protegia a entrada do Consulado no bairro Jardim Paulista. Para Israel Dutra, o fato de as autoridades turcas no Brasil terem pedido proteção do governo de Geraldo Alckmin é um claro sinal de medo daqueles que acusam de “terroristas”, quando, na verdade, são os curdos e outros povos da cidade de Afrin as vítimas do terrorismo do regime totalitário de Erdogan, movido por interesses imperialistas, respaldados pela Rússia e silenciados pela comunidade internacional.

Para o PSOL, a bravura e o fortalecimento deste povo é um grande exemplo para os lutadores do mundo inteiro que, apesar da barbárie, resiste historicamente na região da Turquia, Síria e Iraque pela independência e reconhecimento do Curdistão. “Nos inspira por suas comunidades radicalmente democráticas e sua frente de luta feminina, cujos batalhões expulsaram o Estado Islâmico da cidade de Kobane”, destaca o secretário de Relações Internacionais.

O PSOL se soma à luta contra essa operação ilegal, que precisa mover um amplo apoio internacional de todos os progressistas, não só do Brasil mas do continente americano. Parem os ataques contra o povo curdo! Basta de barbárie! Pela autodeterminação dos povos! Curdistão livre!

Fonte: http://www.psol50.org.br/ato-em-sao-paulo-presta-solidariedade-ao-povo-curdo/


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi