Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Nota do PSOL/RS sobre o falecimento do camarada Clovis Oliveira

Recebemos a triste notícia da perda do camarada Clovis Oliveira, na manhã dessa terça-feira, dia 24 de julho.

Reprodução
Reprodução

Clovis foi um um militante histórico da esquerda socialista no Rio Grande do Sul. Educador socialista, foi um dos redatores dos estatutos do CPERS, militando até o fim da vida na categoria, organizando os núcleos, assembleias sindicais, aposentados.

Dirigente e fundador do Centro de Estudos e Debates Socialistas (CEDS), atuou nas lutas e greves, defendendo um programa de independência e combatividade e uma estratégia revolucionária.

Nosso Partido tem orgulho de ter sido parceiro de Clovis e do CEDS na construção de campanhas eleitorais e alianças políticas. Foi ativo na direção da CSP/Conlutas, sendo membro da secretaria executiva no Rio Grande do Sul.

Deixamos nosso abraço carinhoso para Carmem Padilha e para os quadros do CEDS.

Clovis Oliveira, presente!

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Neste mês de março, preparamos uma nova edição da Revista Movimento, dedicada especialmente para a reflexão e elaboração política sobre a luta das mulheres. Selecionamos um conjunto de materiais - artigos teóricos, textos políticos, documentos e uma especial entrevista - com o intuito de aprofundar o esforço consciente demonstrado por nossa organização nos últimos anos em avançar na compreensão sobre o tipo de feminismo que defendemos, bem como sobre o papel essencial e a importância estratégica que a luta feminista tem para a construção de um projeto anticapitalista. Um desafio exigido pela atual conjuntura, marcada pela ascensão de governos de extrema-direita no mundo, na qual o movimento feminista tem se apresentado como contraponto e trincheira de resistência fundamental. Por isso, esta edição pretende, antes de mais nada, auxiliar e fortalecer nossas intervenções feministas nesse momento, a começar por duas datas muito significativas que inauguram este mês: o 8 e o 14 de março, dia em que se completará um ano do brutal assassinato de nossa companheira Marielle Franco. Esperamos que seja proveitoso e sirva como instrumento para as nossas batalhas. Boa leitura!

Solzinho

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista