Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Nota do PSOL/RS sobre o falecimento do camarada Clovis Oliveira

Recebemos a triste notícia da perda do camarada Clovis Oliveira, na manhã dessa terça-feira, dia 24 de julho.

Reprodução
Reprodução

Clovis foi um um militante histórico da esquerda socialista no Rio Grande do Sul. Educador socialista, foi um dos redatores dos estatutos do CPERS, militando até o fim da vida na categoria, organizando os núcleos, assembleias sindicais, aposentados.

Dirigente e fundador do Centro de Estudos e Debates Socialistas (CEDS), atuou nas lutas e greves, defendendo um programa de independência e combatividade e uma estratégia revolucionária.

Nosso Partido tem orgulho de ter sido parceiro de Clovis e do CEDS na construção de campanhas eleitorais e alianças políticas. Foi ativo na direção da CSP/Conlutas, sendo membro da secretaria executiva no Rio Grande do Sul.

Deixamos nosso abraço carinhoso para Carmem Padilha e para os quadros do CEDS.

Clovis Oliveira, presente!

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Ilustração da capa da Revista Movimento

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista