Todo apoio à greve dos garis do Rio de Janeiro

Convidamos toda a sociedade a abraçar e cercar de solidariedade essa justa greve.

Os trabalhadores da COMLURB decidiram em assembleia iniciar greve a partir da 0h de segunda feira (22/04), exercendo seu legitimo direito de livre manifestação. Com esse texto manifestamos nosso apoio a esse movimento e apelamos para a negociação e o atendimento das reivindicações dos grevistas.

Os garis são importantes

Nas enchentes que atingiram o Rio, o mundo todo viu os garis arriscando a sua própria vida, trabalhando em condições adversas, muitas vezes sem os Equipamentos de Proteção Individual adequados. Faça chuva ou faça sol, os trabalhadores e trabalhadoras da COMLURB mantem a cidade limpa. Fazem a limpeza das escolas e ajudam a fazer as refeições de milhares de crianças nas escolas municipais. Mesmo sendo muito importantes para a cidade os garis não recebem a devida valorização.

A prefeitura de Crivella desrespeita a categoria

O prefeito Crivella desrespeita inúmeros direitos dessa categoria: – Não pagou para maioria da categoria o Acordo de Resultados depois de termos alcançados as metas estabelecidas. – Não cumpriu com a implementação integral do Plano de Carreira cuja a atualização havia sido prometida desde a greve de 2014. – Não garantiu o pagamento da insalubridade para os setores que trabalham em ambiente prejudicial à saúde. – Não garantiu a gratificação de coleta a todos os que trabalham na remoção do lixo domiciliar.

Arrocho para a COMLURB

A prefeitura anunciou o reajuste de todas as empresas públicas do município. A proposta da prefeitura é que a categoria receba 3,73%, enquanto outras vão receber de 6% a 12%. A reivindicação da categoria é de um reajuste de 10% no salário e no ticket. Isso representa um impacto de apenas 2% no orçamento da COMLURB. A prefeitura se nega a apresentar uma proposta justa enquanto cria novas secretarias e paga dívidas duvidosas da gestão anterior. Ao invés de melhorar o serviço público o prefeito cuida apenas de sua própria salvação, tentando abafar CPI’s e se livrar do impeachment.

Esses ataques são fruto de uma lógica nacional de retirada de direitos, arrocho salarial e privatizações que vem sendo apresenta por Bolsonaro e o seu Ministro Paulo Guedes.

A prefeitura e a COMLURB precisam negociar e atender as reivindicações

Durante mais de dois meses tentamos negociar. Apelando a inúmeras instâncias para que uma negociação efetiva fosse encaminhada com a categoria (Ministério Público do Trabalho, câmara de vereadores, etc) mas a prefeitura e a diretoria da COMLURB se mantiveram intransigentes. Por isso a categoria votou greve.

Apelamos a que o prefeito e a direção da COMLLURB mudem de postura e negociem, atendendo as reivindicações da categoria. Convidamos toda a sociedade a abraçar e cercar de solidariedade essa justa greve.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi