Apresentação da Revista Movimento n. 19 e 20
Edição com dossiê que celebra os 150 anos de nascimento de Rosa Luxemburgo.
Esta é uma edição especial de nossa Revista Movimento, de números 19 e 20. Nela, publicamos um dossiê que celebra os 150 anos de nascimento de Rosa Luxemburgo, vinculado à iniciativa coordenada por nossa camarada Luciana Genro: o curso da Escola Marx “150 anos de Rosa Luxemburgo: pensamento e ação”.
Por isso, inauguramos a edição com três materiais sobre a vida de Rosa Luxemburgo: o discurso de Lênin em sua homenagem na abertura do I Congresso da III Internacional, um artigo da revolucionária Clara Zetkin e outro do trotskista Tony Cliff.
Na sequência, dedicamo-nos ao pensamento e à ação de Rosa por meio da reprodução das aulas de Luciana Genro e de Michael Löwy na inauguração do curso na Escola Marx. Nesta seção, Camila Souza analisa o livro Reforma ou Revolução? e Giovanna Marcelino propõe uma reflexão sobre o pensamento de Rosa e o marxismo feminista. Também reproduzimos artigo de António Louçã resgatando a participação da social-democracia alemã no assassinato de Rosa Luxemburgo.
Na seção seguinte, oferecemos à nossa militância e a nossos leitores uma seleção de cinco artigos de Rosa Luxemburgo. Desse modo, seguimos o esforço de divulgação de obras da revolucionária alemã, iniciado nas edições n. 11-12 de nossa revista e com a publicação de Reforma ou Revolução pela Editora Movimento.
A seção de documentos publica as últimas elaborações e resoluções dos organismos nacionais do Movimento Esquerda Socialista, bem como os materiais que anunciam e assentam as bases das importantes fusões que celebramos nos últimos meses com organizações socialistas e revolucionárias brasileiras, cujos militantes hoje dividem conosco as fileiras do MES.
Por fim, relembramos nosso camarada Luiz Fernando Souza Santos, falecido em decorrência da Covid-19 em 11 de março, publicando o último artigo de sua coluna no site de nossa revista, onde ele denunciava os governos David Almeida, Wilson Lima e Bolsonaro pelo colapso da saúde amazonense. Luiz foi um grande camarada, intelectual, professor e pai. Sua perda inesperada trouxe dor, indignação e tristeza a nossa militância. A ele dedicamos esta edição da Revista Movimento.
Boa leitura!