17 anos do PSOL
195586847_4241645119190273_1139905375086311796_n

17 anos do PSOL

Neste domingo (06), o PSOL completa 17 anos de existência. Roberto Robaina escreve sobre a data e os desafios do PSOL.

Roberto Robaina 6 jun 2021, 13:02

O PSOL faz aniversário neste domingo (6). São 17 anos. Até o momento, esse projeto está se justificando como uma necessidade. Afinal, sem o PSOL, teríamos uma dispersão completa das forças anticapitalistas. A existência do PSOL permitiu a confirmação de um pólo. Hoje, são quase 300 mil filiados e dezenas de milhares de militantes. Falta muito.

Falta se provar como um partido capaz de ser um organizador coletivo e um operador de lutas sociais e políticas em direção ao enfrentamento com o estado burguês. Mas há motivos para comemorar e ter orgulho do que fizemos até então.

Nos materiais abaixo, está um documento político da tendência da qual sou fundador, ao lado de Luciana Genro, Israel Dutra, Pedro Fuentes e vários camaradas fundadores do PSOL. Trata-se do documento em que propomos a construção do PSOL e em que bases pensávamos esse projeto. Naquele momento, o partido não tinha nem nome. Era ainda “Esquerda Socialista e Democrática: movimento por um novo Partido “.

O segundo material foi uma publicação do PSOL gaúcho, quando o partido ganhou nome. A cartilha tem desenhos do Bernardo Corrêa, que segue firme como dirigente do partido no RS e Henrique Maffei, um amigo de sempre. A terceira foto é de nosso primeiro jornal, do qual fui diretor e Milton Temer o jornalista responsável. Era um jornal de 16 páginas que circulava em todo o país e ajudou a organizar a militância. Parabéns a todos e todas que estão juntos nesta empreitada.Ps: a foto no auditório da Faculdade de Direito da UFRGS registra uma reunião com intelectuais em que discutimos o novo partido. O mais velho de barba e cabelo branco é um dos melhores economistas do mundo, François Chesnais. Seu apoio ao Psol foi muito importante. Na mesa ainda estava Luciana, eu, Olmedo Beluche, Paulo Arantes e Plinio Arruda Sampaio Júnior


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL. Nela encontram-se artigos de análise, polêmica e discussão programática para subsidiar os debates de nossos camaradas em todo o país e contribuir com a batalha pela pré-candidatura de nosso companheiro Glauber Braga à presidência da República pelo PSOL. A edição também conta com análises de importantes questões internacionais contemporâneas e de outros temas de interesse, como os desafios da luta pelo “Fora, Bolsonaro” e as crises hídrica e elétrica no Brasil. Num ano de 2021 ainda marcado pela tragédia da pandemia da Covid-19 e pelo descaso criminoso de governos em todo o mundo, lamentamos a perda de nosso grande camarada Tito Prado (1949-2021), militante internacionalista e dirigente de Nuevo Perú. A ele dedicamos esta edição de nossa revista e, em sua homenagem, publicamos artigos em sua memória. Boa leitura!