Apresentação da Revista Movimento n. 22-23
n22 (2)

Apresentação da Revista Movimento n. 22-23

Esta é uma edição especial da Revista Movimento (n. 22-23), dedicada a compartilhar os debates da VII Conferência Nacional do MES, realizada no final de novembro de 2021.

Thiago Aguiar 14 dez 2021, 10:48

→ Clique aqui para ler a revista em PDF.

Esta é uma edição especial da Revista Movimento (n. 22-23), dedicada a compartilhar os debates da VII Conferência Nacional do MES, realizada no final de novembro de 2021. Por isso, abrimos este número com um artigo de Israel Dutra fazendo um balanço da conferência e, na sequência, publicamos documentos debatidos durante a reunião: documentos internacional e nacional, assinados pelos organismos nacionais da corrente; contribuições de mulheres e da negritude do MES; e um balanço do último Congresso do PSOL.

Também publicamos nesta edição um dossiê internacional debruçado sobre importantes debates contemporâneos: dois artigos, respectivamente, de Pierre Rousset, dirigente da IV Internacional, e de Michael Roberts, economista marxista britânico, têm como foco a China; uma entrevista do sociólogo William I. Robinson para Maximillian Alvarez trata da reeleição de Daniel Ortega à presidência da Nicarágua, da crise nesse país e da necessidade de que a esquerda socialista internacional denuncie a escalada autoritária do regime, com suas prisões, proscrições políticas, tortura e assassinato de opositores; Jeremy Gong, militante do Democratic Socialists of America (DSA), assina um artigo sobre o papel da organização da classe trabalhadora no atual cenário estadunidense; por último, um artigo de fôlego de Martin Empsone Ian Rappel, militantes do Socialist Workers Party (SWP) britânico, trata da crise ecológica e do ambientalismo de um ponto de vista marxista.

Encerrando este número, publicamos artigo das companheiras Marcela Durante e Silvia Guerreiro sobre a COP26, conferência recentemente realizada em Glasgow (Escócia); um artigo de fôlego de nosso companheiro Rigler da Costa Aragão, professor da Unifesspa, sobre a espoliação da Amazônia; um artigo do camarada Danilo Serafim, da direção do MES e da TLS, sobre as revoltas escravas no Brasil e a influência recebida da Revolução no Haiti; e, por fim, um informe de Israel Dutra e Nathália Bittencurt sobre a realização da marcha da Frente Nacional de Luta – Campo e Cidade (FNL) no mês de novembro.

Boa leitura!

→ Clique aqui para ler a revista em PDF.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

   

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima quarta edição da Revista Movimento. Iniciando nossas publicações em 2022, preparamos uma edição com um dossiê de mulheres, organizado pelas mulheres do Movimento Esquerda Socialista (MES).