Apresentação da Revista Movimento n. 22-23
n22 (2)

Apresentação da Revista Movimento n. 22-23

Esta é uma edição especial da Revista Movimento (n. 22-23), dedicada a compartilhar os debates da VII Conferência Nacional do MES, realizada no final de novembro de 2021.

Thiago Aguiar 14 dez 2021, 10:48

→ Clique aqui para ler a revista em PDF.

Esta é uma edição especial da Revista Movimento (n. 22-23), dedicada a compartilhar os debates da VII Conferência Nacional do MES, realizada no final de novembro de 2021. Por isso, abrimos este número com um artigo de Israel Dutra fazendo um balanço da conferência e, na sequência, publicamos documentos debatidos durante a reunião: documentos internacional e nacional, assinados pelos organismos nacionais da corrente; contribuições de mulheres e da negritude do MES; e um balanço do último Congresso do PSOL.

Também publicamos nesta edição um dossiê internacional debruçado sobre importantes debates contemporâneos: dois artigos, respectivamente, de Pierre Rousset, dirigente da IV Internacional, e de Michael Roberts, economista marxista britânico, têm como foco a China; uma entrevista do sociólogo William I. Robinson para Maximillian Alvarez trata da reeleição de Daniel Ortega à presidência da Nicarágua, da crise nesse país e da necessidade de que a esquerda socialista internacional denuncie a escalada autoritária do regime, com suas prisões, proscrições políticas, tortura e assassinato de opositores; Jeremy Gong, militante do Democratic Socialists of America (DSA), assina um artigo sobre o papel da organização da classe trabalhadora no atual cenário estadunidense; por último, um artigo de fôlego de Martin Empsone Ian Rappel, militantes do Socialist Workers Party (SWP) britânico, trata da crise ecológica e do ambientalismo de um ponto de vista marxista.

Encerrando este número, publicamos artigo das companheiras Marcela Durante e Silvia Guerreiro sobre a COP26, conferência recentemente realizada em Glasgow (Escócia); um artigo de fôlego de nosso companheiro Rigler da Costa Aragão, professor da Unifesspa, sobre a espoliação da Amazônia; um artigo do camarada Danilo Serafim, da direção do MES e da TLS, sobre as revoltas escravas no Brasil e a influência recebida da Revolução no Haiti; e, por fim, um informe de Israel Dutra e Nathália Bittencurt sobre a realização da marcha da Frente Nacional de Luta – Campo e Cidade (FNL) no mês de novembro.

Boa leitura!

→ Clique aqui para ler a revista em PDF.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão