Mais um ano de crises do capitalismo, luta de classes e polarização social e política

Mais um ano de crises do capitalismo, luta de classes e polarização social e política

Retrospectiva de 2021 da Comissão Internacional do MES.

Comissão Internacional do MES 27 dez 2021, 15:16

A crise multidimensional continuou se desenvolvendo em 2021. A recente vitória de Gabriel Boric no Chile expressou uma grande derrota do projeto neoliberal em um ano de ataques do capital, resistências e insurgências que apresentaram respostas perante a crise. A extrema-direita também se colocou desde o início do ano, como na invasão do Capitólio dos EUA, mas não interrompeu as ações do movimento de massas mundial buscando por soluções que não podem ser encontradas no capitalismo. A máxima “socialismo ou barbárie” segue cada vez mais forte. 

Esse texto traz à tona alguns artigos que deram voz aos choques, rebeliões e insurreições que o mundo viu em 2021. Acreditamos que em 2022 essas lutas se agudizarão. O desenvolvimento da força social das mobilizações pode ser uma alavanca para avançar na construção da alternativa socialista que nos falta.

+A pandemia mostrou a pior face do capitalismo. Os países da periferia do capitalismo seguem vivendo os capítulos mais dramáticos dela e da crise econômica. Apenas 8% do território africano está vacinado com duas doses. Isso entra em choque com os lucros bilionários das Big Pharma. A campanha mundial pela quebra das patentes das vacinas contra Covid-19 e a expropriação dessas empresas é uma iniciativa que merece ser destacada.

+ As mudanças climáticas são a cara ecológica da crise. Se em anos anteriores o debate sobre ecossocialismo e o avanço das forças destrutivas engatinhava, em 2021 foi a pauta central da maior parte dos encontros das potências capitalistas. A COP-26, sediada em Glasgow, foi um vexame internacional. Num cenário de aumento de refugiados climáticos, desastres ecológicos e crise energética mundial, a Conferência foi incapaz de chegar a acordos mínimos, como a eliminação gradual do uso e exploração de carvão mineral. Mesmo nesse cenário as ruas de Glasgow deram palco às maiores manifestações de uma COP, fazendo o contraponto às estruturas do capitalismo, que fingem se autorregular. A Greve Pelo Clima foi um exemplo de luta internacionalista, que tinha a defesa da Amazônia como uma das suas pautas principais. 

+ . O colapso do setor imobiliário chinês é um fato a mais que a crise econômica crônica se avigora no terreno mundial, com a Evergrande como sua grande expressão, vivendo o mesmo “perigo moral” que os Estados Unidos suportaram na crise de 2008. A situação desenreda o debate sobre o modelo chinês e sua “prosperidade comum”, que começa a ver os primeiros passos da desaceleração da China, ao mesmo tempo em que a Europa atinge níveis recorde de inflação, com destaque para a Alemanha.

+ O fim humilhante da ocupação americana no Afeganistão mostrou que o regime de dominação mundial pós Guerra Fria está em crise. A vitória de Biden contra Trump é uma vitória parcial, mas a óbvia incapacidade do seu governo de atender as demandas da classe trabalhadora enquanto barganha acordos com os grandes capitalistas cria choques que aumentam o caos geopolítico.

+ O levante sindical dos Estados Unidos, com a massa trabalhadora e o crescimento dos socialistas aponta que a classe operária está viva e irá se empoderar de seu futuro.

+ Mianmar e Sudão tiveram golpes militares A reação popular é expressiva até mesmo nas situações mais adversas. O golpe militar instaurado em Mianmar reprime a sangue e fogo os militantes pela libertação, que resistem em túneis, escondidos, mas sem parar de lutar pela libertação. Em Sudão um grande levante popular com greve geral foi a resposta ao pretendido golpe que tentou romper o acordo por novas eleições. O golpe militar não consegue controlar os trabalhadores nas ruas, que lutam com as suas vidas pela um governo, longe dos oficiais militares.

+As insurreições populares da América Latina não pararam com a pandemia. A rebeldia é principalmente sentida na América Latina. Vivendo processos eleitorais após explosões de lutas sociais diversas, a marca das mobilizações foi a negação das políticas neoliberais.

-A derrota do fujimorismo no Peru e o triunfo de Castilho, são uma mostra da nova etapa de ascensão de lutas que vive o nosso continente. Segue uma batalha contra a direita e por uma Assembleia Constituinte. 

-O Equador, depois de passar, em 2019, por um levante popular muito forte, com protagonismo do movimento indígena e o fortalecimento eleitoral de Pachakutik. Pese a trunfo eleitoral da direita pela divisão do movimento de esquerda e popular, as condições seguem abertas, com uma população insurgente que ainda vive.

-O Paraguai é um exemplo de país que tomou as ruas exigindo vacinas. O novo “março paraguaio” deu um primeiro passo no rompimento das massas com a burguesia na presidência do país.

-A Colômbia passou por um forte processo de mobilizações que colocaram o governo Duque contra a parede. Começou com uma greve geral contra a reforma tributária, a rebeldia da burocracia sindical, e se tornou massiva. A reforma tributária foi engavetada e o ministro da fazenda renunciou ao cargo. Mas o governo respondeu com uma repressão brutal, que causou uma radicalização: se desenvolveu uma insurreição de caráter nacional, com epicentro em Cali, onde a juventude periférica na linha de frente arrastou o povo a ocupar partes importantes da cidade durante quase um mês.

+ O governo da Nicarágua e também da Venezuelana contramão das insurreições, o governo da Nicarágua e da Venezuela adotaram um rumo autoritário e anti-popular. Na Nicarágua foram presos e perseguidos os opositores do governo Ortega, que se reelegeu no meio de suspeitas de fraude, e adota cada vez mais as receitas neoliberais, contando com o apoio do Lula e do PT do Brasil. Na Venezuela, Maduro fecha os olhos para a terrível crise econômica que castiga o povo venezuelano, enquanto negocia o extrativismo do Arco Mineiro com empresas multinacionais em parceria com a boliburguesia formada em parte por militares que enriqueceram a partir da relação com o Estado e com a burguesia internacional.

+ As manifestações multitudinárias de julho, em Cuba, pedindo democracia, foram manifestações legítimas e espontâneas da população contra o regime de partido único. A defesa do legado marxista da Revolução Cubana é também a defesa do direito de crítica, e deste processo ressaltamos o papel do Blog Comunistas e da página online Jovem Cuba.

+ Na Argentina as eleições e as recentes mobilizações evidenciaram uma crise no interior do governo peronista de Alberto Fernandez, que sofreu uma derrota muito grande. Ao mesmo tempo, a esquerda representada Frente de Izquierda de los Trabajadores (FITU) teve vitórias.

-No Brasil, queremos destacar o passo importante da luta camponesa. Se consolida a Frente Nacional de Lutas (FNL), um racha do Movimento dos Sem Terra (MST) que deixa de lado o imobilismo e está realizando novas ocupações em áreas rurais, o que reviveu a perseguição da liderança José Rainha, e o movimento respondeu com uma enorme marcha de Sorocaba até São Paulo, arrancando vitórias importantes que colocam a FNL na vanguarda das lutas populares do campo e da cidade.

-Também é importante destacar o crescimento da ala anticapitalista no interior do PSOL. Após um Congresso Partidário que dividiu o partido na questão de construir ou não uma candidatura própria para não ficar a reboque do lulismo, com a participação de mais de 50 mil filiados, a ala anticapitalista teve 44% dos delegados na votação sobre o tema. O MES teve uma atuação imprescindível, mas o destaque é a consolidação de um bloco que defende a independência do PSOL da burguesia e do petismo, e o enraizamento de um programa e uma alternativa socialista.

-Concluimos com Chile, o melhor exemplo. O triunfo da nova constituinte foi consequência da grande insurreição de 2019 e, mesmo com as contradições de Boric, o resultado das últimas eleições presidenciais demonstra a força do movimento por mudanças naquele país e reflete as esperanças de todo o continente. 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão