Nota do Diretório Municipal do PSOL Curitiba sobre o ato pedindo justiça por Moïse Kabamgabe em 05/02 – Não à cassação do mandato de Renato Freitas (PT)

Nota do Diretório Municipal do PSOL Curitiba sobre o ato pedindo justiça por Moïse Kabamgabe em 05/02 – Não à cassação do mandato de Renato Freitas (PT)

Não à cassação do mandato de Renato Freitas (PT).

O Partido Socialismo e Liberdade de Curitiba vem, por meio desta, repudiar as diversas mentiras espalhadas por setores conservadores da sociedade sobre o ato do último sábado em solidariedade à Moïse Kabamgabe, imigrante congolês assassinado no Rio de Janeiro no dia 24/01 deste ano, após cobrar seus direitos como trabalhador no quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca.


Aos fatos: a manifestação se iniciou por volta das 18 horas de sábado (05/02), nas proximidades do Largo da Ordem. O ato teve sua concentração na frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, devido à sua importância na história da população negra de Curitiba. Concomitantemente, estava ocorrendo uma missa na igreja. O padre que ministrava a missa e os fiéis expressaram desconforto com o barulho provocado pelo ato que ocorria na calçada. De dentro da igreja, gritos de repúdio passaram a ser proferidos aos manifestantes. Após o fim da celebração da missa, alguns dos manifestantes, incluindo o vereador Renato Freitas (PT), entraram na Igreja e fizeram palavras de ordem.


Podemos, sim, debater, de maneira fraterna, se adentrar na igreja foi a melhor decisão ou não. Mas não podemos de forma alguma compactuar com as mentiras proferidas pelos setores reacionários que comandam nossa cidade: o de que teria havido manifestações de intolerância religiosa, intromissão no culto e até mesmo vandalismo na Igreja. Essas inverdades têm sido espalhadas por vereadores e pelo próprio prefeito Rafael Greca, e propagadas pela mídia burguesa. Esses nunca se importaram com o genocídio da população negra, especialmente a de sua própria cidade, e tem usado o episódio para abafar sua responsabilidade nisso, ignorando qual era o verdadeiro motivo do ato.


Dito isso, queremos prestar nossa solidariedade ao vereador Renato Freitas e a todas as pessoas que têm sido atacadas por conta desse episódio. Reafirmamos o compromisso do PSOL com a luta antirracista, bem como com a liberdade religiosa e de culto.


A morte de Moïse não será esquecida.


Curitiba, 10 de fevereiro de 2022.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão