PSOL apoia os metalúrgicos da Gerdau Charqueadas

PSOL apoia os metalúrgicos da Gerdau Charqueadas

Na manhã desta quarta-feira (13) a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve junto com os metalúrgicos da Gerdau de Charqueadas denunciando o descaso da empresa com os trabalhadores. Com lucros milionários, a mesma alterou a jornada de trabalho e gerou perdas de até 40% nos salários dos seus operários.

13 abr 2022, 14:13

Na manhã desta quarta-feira (13) a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve, juntamente com os dirigentes do PSOL Etevaldo Teixeira e Antônio Neto, com os metalúrgicos da Gerdau de Charqueadas denunciando o descaso da empresa com os trabalhadores. Representantes dos metroviários também estavam presentes.

Com lucros milionários, a empresa alterou a jornada de trabalho e gerou perdas de até 40% nos salários dos seus operários. “Seguimos na luta ao lado dos trabalhadores, em especial o sindicalista Luizão, que sofreu tentativas covardes de silenciamento por parte da empresa. Estamos junto com os metalúrgicos na luta em defesa dos seus direitos, com negociações justas e não perseguições,” destacou a deputada.

O sindicalista foi processado, criminalmente, após a Gerdau alegar que suas manifestações sobre as questões trabalhistas podem “manchar a honra da empresa”, que registrou lucro líquido de R$ 4,6 bilhões somente no último trimestre 2021, mas paga um salário de fome aos seus trabalhadores.

Em diálogo com os trabalhadores ocuparam a fábrica buscando avançar nas negociações, a deputada ouviu relatos de muito apoio por parte dos demais funcionários, que por diversas vezes acabam tendo medo de se juntar ao movimento.

“O seu Gerdau vai nas esferas políticas e midiáticas dizer que que quer o desenvolvimento do país e o bem dos trabalhadores. É tudo mentira, pois no chão da fábrica o que tem é repressão e exploração”, criticou Luciana Genro.

Relembre essa luta

Um grupo de sete trabalhadores ocupou a fábrica da empresa em setembro de 2021, na luta contra a alteração da jornada de trabalho determinada de forma unilateral. A reivindicação deles era somente a negociação, a qual não foi considerada pela empresa.

O chamado “turno fixo” imposto pela Gerdau pode reduzir em até 35% o salário da categoria, que recebe em média R$ 2.500 mensais como funcionários da empresa. Ao longo dos dias de mobilização, estes trabalhadores sofreram uma série de perseguições da empresa, que proibiu acesso ao refeitório, fazendo com que dependessem de doações dos familiares para se alimentar.

A Gerdau ainda cortou o fornecimento de água quente nos chuveiros dos vestiários, disponibilizando aos sindicalistas apenas banho frio. Também foram retirados os bancos do pátio interno, fazendo com o que os trabalhadores tivessem que sentar no chão.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores