Contra a militarização da FAETEC!
46053894092_357bd0be70_b

Contra a militarização da FAETEC!

A FAETEC é a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.

FAETEC Pela Educação 19 jul 2022, 09:12

No oitavo dia do mês julho, saiu no Diário Oficial, uma resolução que regulamenta um programa de MILITARIZAÇÃO DA FAETEC! A Resolução foi assinada pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, Carrilho (recém ex-presidente da FAETEC), Secretários da Polícia Militar e Defesa Civil, assim como do atual presidente da FAETEC, Iranildo Campos.

Primeiro, é importante dizer que isso não foi dialogado de forma alguma com os estudantes da FAETEC, que inclusive já se mostraram contra esse projeto quando foram às ruas do centro do Rio, dizer que nossas escolas não são quartéis! Não queremos nossas escolas com diretores militares, não eleitos!

Não queremos uma educação que não tenha em si, a ideia da liberdade, do respeito e da diversidade. Afinal, sabemos que este projeto, em ano eleitoral, tem como principal objetivo, alimentar as bases militaristas de Cláudio Castro e Bolsonaro, além de controlar o movimento estudantil muito presente nas FAETECs. A educação não pode ser a base do medo, mas sim a base de diálogo e respeito, valorizando sempre o senso crítico e capacidade de raciocinar e tomar decisões do “futuro do país”.

Esse projeto NÃO NOS SERVE! Ainda mais com a desculpa de melhorar a qualidade de ensino. Se querem melhorar, precisamos de reformas estruturais, em laboratórios, investimento em pesquisa, do passe livre pros estudantes do subsequente, de mais assistência. Precisamos que não falte comida nas nossas unidades!

Não vamos aceitar o projeto de PRECARIZAR pra MILITARIZAR! Queremos INVESTIMENTO na nossa rede, queremos que a FAETEC seja linha de frente na disputa contra o bolsonarismo, que tenhamos políticas contra o assédio, contra a evasão, contra o autoritarismo. E pra isso, a solução passa longe de ensino militar, passa justamente pelo ensino libertador, pelos grêmios livres, pela valorização e pela auto organização dos estudantes.

FAETEC NÃO É QUARTEL!
NÃO À MILITARIZAÇÃO!
FORA CLÁUDIO CASTRO E BOLSONARO!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão