Lula costura novas alianças para vencer Bolsonaro
8684AB8E-2270-4A56-9873-D04B0A250159

Lula costura novas alianças para vencer Bolsonaro

PDT e Cidadania decidiram apoiar candidatura do petista no segundo turno.

Tatiana Py Dutra 4 out 2022, 18:11

Um acordo desejado por dissidentes e por grande parte do PDT ainda no primeiro turno da corrida à Presidência da República, foi fechado nesta terça-feira (4): o diretório nacional do partido trabalhista anunciou apoio unânime ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a eleição de 30 de outubro.

A adesão tardia se deveu, em grande parte, às mágoas do candidato do partido, Ciro Gomes, contra Lula e o PT. Após terminar o primeiro turno em quarto lugar, e ante a necessidade de derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, o ex-ministro capitulou. Após reunião da cúpula pedetista, na segunda-feira, com a participação de Ciro, a aliança irrestrita foi definida.

Hoje, cerca de uma hora do anúncio, feito pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, Ciro Gomes anunciou a jornalistas que “acompanha a decisão do partido”, apesar de lamentar que o segundo turno traga duas opções “insatisfatórias”, Porém, acrescentou que, “frente às circunstâncias”, o apoio a Lula era a “última saída”.

“Ao povo brasileiro me dirijo: fiquem certos de que, como sempre fiz, vou fiscalizar e acompanhar de perto o dia a dia do governo que assumirá em janeiro. Assim como vou seguir estudando e apresentando ideias para o nosso país”, finalizou Ciro Gomes.

Mais apoio

Também nesta terça-feira, o Cidadania anunciou apoio a Lula. A decisão foi definida em reunião da Executiva da sigla.

“[O partido] decidiu pelo apoio ao candidato do PT no segundo turno. Uma decisão que foi quase por unanimidade. Tivemos três votos defendendo a neutralidade. E unanimidade contra Bolsonaro”, declarou Roberto Freire, presidente da legenda. “Bolsonaro, nesses quatro anos, demonstrou o seu total desrespeito às instituições democráticas. Por causa de todo esse risco, vamos votar no número 13”, completou Freire, que já havia declarado apoio pessoal à candidatura de Lula na segunda-feira (3).

No primeiro turno, o Cidadania apoiou a candidata derrotada do MDB à Presidência, Simone Tebet, que ficou em terceiro lugar com 4,16% dos votos válidos. Parte do PT espera que a ex-candidata também declare seu apoio à candidatura de centro-esquerda.

A presidenta do PSOL no Rio Grande do Sul, Luciana Genro, comemorou as novas adesões à campanha, especialmente a do PDT e de Ciro Gomes.

“Todas as forças democráticas do país precisam cerrar fileiras para eleger Lula neste segundo turno. Esse é o único caminho para derrotar Bolsonaro e poder seguir a luta contra a extrema direita em melhores condições no próximo período. Que bom que o PDT apresenta essa compreensão e que Ciro Gomes está seguindo a orientação partidária. Vai ser preciso muita luta, trabalho e organização até o dia 30 de outubro para conquistarmos a vitória. E cada partido e liderança política que compreender a gravidade do momento que vivemos será muito bem vindo e necessário nesta batalha”, afirma.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão