Semana Global de Solidariedade ao Povo Ucraniano (20 a 26 de fevereiro)
79ef9b4e-c12e-4e02-8e1b-a5d3dfde51da

Semana Global de Solidariedade ao Povo Ucraniano (20 a 26 de fevereiro)

A semana de solidariedade é uma jornada internacional em apoio o povo ucraniano e sua resistência.

Revista Movimento 20 fev 2023, 10:13

Começa hoje a Semana Global de Solidariedade ao Povo Ucraniano, jornada de luta internacional contra a agressão de Putin, em apoio à resistência ucraniana contra a invasão e em defesa dos ativistas russos perseguidos pela ação antiguerra. O Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) está nesta luta desde o início da guerra, juntamente com a IV Internacional], a Rede Europeia de Solidariedade com a Ucrânia e várias outras organizações.

Neste um ano de guerra tornou-se cada vez mais evidente tanto o papel do imperialismo russo no leste europeu quanto o autoritarismo de direita do governo russo, que vem fechando cada vez mais seu regime político, prendendo militantes de esquerda e de outras posições políticas críticas, além de obrigar inúmeros camaradas à fuga para o exílio. O número de desertores do exército russo também é cada vez maior.

O custo humano enfrentado pelo povo ucraniano é gigantesco, com mais de 40 mil mortes e de 14 milhões de refugiados. Apesar disso, sua resistência heróica tem garantido a defesa de seu território e autodeterminação, colocando o regime de Putin em situação cada vez mais difícil e desenvolvendo condições para a resistência democrática russa evidenciar cada vez mais seu caráter.

Nesse sentido, saudamos nossos camaradas da organização ucraniana Movimento Social, cuja militância tem estado na linha de frente da resistência e da denúncia internacional contra a agressão.

Na América Latina, esta tarefa de solidariedade é dificultada também pelas posições campistas na esquerda que insistem em ignorar o caráter direitista nacionalista do regime de Putin. Da mesma forma, enfrentamos também o pacifismo abstrato, que clamou pela rendição ucraniana e exige a paz imediata mesmo com soldados invasores ainda em solo ucraniano.

Junto aos camaradas ucranianos, criticamos o governo Zelensky pelos ataques aos direitos dos trabalhadores e pelas intenções de entrada na OTAN, mas devemos dizer que a ação de Putin é a principal causa deste movimento e que a crítica justa ao governo ucraniano vem prioritariamente daqueles e daquelas que estão nas fileiras da resistência ao agressor.

Seguiremos em apoio ao povo ucraniano e sua resistência, contra a agressão imperialista russa e por uma paz justa. Viva a heróica resistência ucraniana!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão