Delegação da TLS participa da Plenária da CNTE
WhatsApp Image 2023-03-22 at 12.16.36

Delegação da TLS participa da Plenária da CNTE

Trabalhadoras e Trabalhadores na Luta Socialista ajudou a definir calendário e pautas de luta dos profissionais da Educação

TLS Sindical 22 mar 2023, 13:00

Entre os dias 17 e 19 de março, em Brasília, ocorreu a IV Plenária Intercongressual realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), evento no qual os profissionais e as profissionais da Educação que constroem a TLS (Trabalhadoras e Trabalhadores na Luta Socialista) Brasil afora participaram ativamente. Nossa delegação contou com educadores de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Nos debates preparatórios sobre nossa intervenção, participaram também Educadores do Rio Grande do Sul e do Pará.

O eixo central das defesas da TLS foi a necessidade da revogação imediata do Novo Ensino Médio (NEM), mas a intervenção também levantou outros pontos de pauta que são caros aos educadores, como a exigência de que os Estados e Municípios cumpram a Lei do Piso Nacional; reajuste e jornada docente; a necessidade de criação e implementação de um Piso Nacional para os funcionários de escola; as condições de trabalho nas instituições escolares que têm adoecido a categoria em nível nacional e a necessidade da revogação da atual BNCC.

Nossa delegação do Paraná contou com o camarada Luciano, que apresentou um conjunto de propostas sobre direitos dos funcionários da Educação Básica, como o fim das terceirizações, além de um plano de lutas pela valorização profissional e salarial de todos que atuam na educação pública. Foi aprovada, também, uma emenda apresentada pelo mesmo sobre a necessidade de um estudo de âmbito nacional, encabeçado pela CNTE, sobre as condições de saúde dos profissionais da educação no Brasil.

Também vindos do Paraná, contamos com a participação da professora Alessandra Manhães (que foi candidata à presidenta Estadual da APP-Sindicato na chapa construída pela oposição nas últimas eleições) e de delegadas e delegados independentes, que colaboram na construção do Comitê Paranaense pela Revogação do Novo Ensino Médio. 

A atuação do Comitê foi bastante efetiva durante a plenária, buscando pautar a necessidade da revogação imediata do NEM, algumas vezes com seus integrantes batendo de frente com a burocracia sindical nos grupos de trabalho (GT). 

Dentre os demais pontos aprovados, destacamos o 22 de março como Dia Nacional de Lutas pela Revogação do Novo Ensino Médio e da BNCC, e pela aprovação de novas diretrizes para a carreira. Já o 26 de abril será o Dia da Greve Nacional pela aplicação do reajuste do piso salarial inicial e na carreira dos profissionais da educação. No dia 28, será realizada uma live pela revogação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares.

Em 1º de maio, iremos às ruas na luta pela reconquista dos direitos para toda classe trabalhadora. No 7 de setembro, vem o Grito dos Excluídos e, em 5 de outubro, Dia Mundial  do Docente, ocorrerá a Marcha Nacional em Defesa da Educação, em Brasília.

Além disso, na ocasião – por proposta do nosso camarada Fred, de São Paulo – foi aprovada uma moção de repúdio contra as prisões de Zé Rainha e Luciano Lima, além de ser incorporado repúdio ao governo golpista de Dina Baluarte do Peru.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão