TCE-SP impõe nova derrota a Tarcísio
predioanexook_0-1200x630

TCE-SP impõe nova derrota a Tarcísio

Tribunal obriga governador a pagar direitos e benefícios a servidores que atuaram no período de emergência sanitária

Mandato Sâmia Bomfim 18 ago 2023, 09:00

Foto: Reprodução/TCE-SP

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara (CASP) aprovou, na última terça (15), uma moção de apoio à decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que reconheceu o direito dos servidores públicos à contagem do tempo de serviço prestado durante o período da pandemia de covid. De autoria da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), o Requerimento 52/2023 é uma resposta ao contra-ataque do governador Tarcísio de Freitas (Republica/nos-SP), que pediu a suspensão do pagamento ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“O parecer do Tribunal de Contas do Estado considera que aquela Lei Complementar (LC) 173, que congela o tempo de contagem de direitos e benefícios de servidores, não tem mais validade, ou seja, o estado e os diferentes municípios precisam considerar esse tempo para os servidores”, explica Sâmia. De acordo com a deputada, a moção aprovada na CASP “é um instrumento importantíssimo para seguir a luta contra esse absurdo que, na prática, é um confisco do tempo e do trabalho dos servidores brasileiros”.

A LC 173, sancionada por Bolsonaro, estabeleceu o chamado Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). Entre as restrições, definiu que o período de emergência sanitária – de 28/5/2020 a 31/12/2021 – não deveria ser contabilizado para o pagamento de benefícios a servidores, como quinquênio, licença-prêmio e sexta-parte, sendo excluídas apenas os serviços prestados nas áreas da segurança e saúde.

Ao analisar a consulta feita pelos municípios de Sales e Irapuã, o plenário do TCE-SP entendeu que a eficácia da lei é temporária e não pode interferir em benefícios estatutários. Tarcísio, porém, na reclamação feita ao STF, alegou que a decisão pode gerar “graves consequências de natureza financeira e orçamentária”. Em 27 de maio, o ministro Alexandre de Moraes acatou o pedido do governador e suspendeu a determinação.

O requerimento de Sâmia – com coautoria de Fernanda Melchionna (PSOL-RS), titular da comissão – expressa o apoio da Câmara ao parecer do TCE-SP, “inclusive no que diz respeito aos adicionais e outras vantagens ligadas ao tempo de serviço”. O texto aprovado reforça estar “em consonância com a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, contribuindo para o reconhecimento da valorosa e imprescindível batalha que esses servidores travaram em favor da sociedade brasileira ao envidarem todos seus esforços no combate à pandemia”. Uma cópia da moção será enviada pelo Congresso ao gabinete de Moraes.

PLP 40/2022

Outra iniciativa apresentada pela deputada para restabelecer os direitos dos servidores é o Projeto de Lei Complementar(PLP) 40/2022, que altera o dispositivo da LC 173 que trata do congelamento. Na justificativa, Sâmia destaca que todas as categorias “trabalharam efetiva e arduamente, mesmo que em regime remoto ou híbrido, durante todo o período de crise sanitária” e “operaram para o enfrentamento da crise, dentro de suas competências”, e reforça que algumas ainda enfrentam o aumento da sobrecarga, como é o caso dos profissionais da educação pública. A proposição já foi aprovada nas comissões temáticas e agora resta ser pautada no plenário pela Mesa Diretora.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi